Correio do Estado | 13 de julho de 2019 - 10:58 DOURADOS - AÇÃO DO GAECO

Gaeco cumpre 13 mandados em ação contra fraudes em licitação de Prefeitura de Dourados

Gaeco cumpre 13 mandados em ação contra fraudes em licitação de Prefeitura de Dourados

Alvos foram levados ao MPE - Foto: Vinícius Araújo/ Dourados News

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) está nas ruas de Dourados para cumprir cinco mandados de prisão e outros oito de busca e apreensão contra organização criminosa composta por agentes públicos, políticos e empresários, envolvidos em esquema de fraude de licitações.

A primeira fase foi deflagrada em outubro do ano passado, com o objetivo de investigar como o grupo agia. Os documentos apreendidos comprovaram que eles falsificavam os registros e contrato, além de fazerem a dispensa indevida de licitação. A segunda fase da operação foi realizada em dezembro de 2018.

Na primeira fase, um contador do município, um secretário e dois vereadores foram os  alvos da ação. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados nesta fase.

Em dezembro, Rosenildo França, ex-contador da prefeitura foi preso, juntamente com a esposa. Na ocasião, foram cumpridos ainda dois mandados de busca e apreensão. Em todos os casos, os mandados foram expedidos pelo juiz Luiz Alberto de Moura Filho, da 1ª Vara Criminal de Dourados.

O nome da operação “Pregão”, refere-se à modalidade de procedimento licitatório mais utilizada pelos investigados em sua atuação.