30 de junho de 2004 - 17:59

Convênio deve capacitar 6.000 jovens para a construção civil

O Instituto Votorantim, a Votorantim Cimentos e o Governo do Estado de São Paulo assinaram no início da semana uma parceria para capacitação para a construção civil de 6.000 jovens de 16 a 24 anos que estão fora da escola.

O acordo foi firmado durante a cerimônia de lançamento do projeto "Ação Jovem", promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para tanto, o governo concederá bolsa de estudos no valor mensal de R$ 60. A Votorantim, por sua vez, colocará à disposição dos alunos inscritos seu projeto de capacitação profissional "O Futuro em Nossas Mãos", desenvolvido em parceria com o Senai.

A primeira fase do programa vai até o final de 2005. Com a colaboração dos parceiros, a Votorantim Cimentos espera apoiar a colocação de pelo menos 50% dos alunos no mercado de trabalho.

Para facilitar a entrada desses jovens profissionais no mercado, ao final do curso eles receberão um kit de ferramentas, contendo óculos de segurança, luvas de PVC, prumo, nível de bolha, esquadro de alumínio, colher para pedreiro, desempenadeira e trena.

"Parafraseando o dito popular, com este projeto, além de ensinar a pescar, damos a vara, a isca e o anzol", explica Marcelo Chamma, diretor comercial da Votorantim Cimentos.

Currículo

Com turmas de 20 alunos, o curso tem duração de 130 horas, divididas em três módulos. O mais longo deles é o módulo Técnico, que tem 100 horas. Nele, os alunos conhecerão os produtos e tecnologias existentes no mercado e serão preparados para as atividades de assentador e revestidor de alvenarias.

Um dos diferenciais do projeto é o módulo de Empreendedorismo e Relações Interpessoais. Os jovens receberão orientações para facilitar seu ingresso no mercado de trabalho, como dicas para apresentação e expressão em entrevistas de emprego, além de noções sobre como lidar com as diversas pessoas envolvidas na obra.

As inscrições para o curso são feitas nas organizações não-governamentais parceiras da Votorantim Cimentos na implantação do projeto. São elas também as responsáveis pela seleção dos primeiros alunos.
 
Folha On Line