Adélio Ferreira - Fátima News | 5 de junho de 2019 - 06:59 JATEI - LUTO

Jateiense Tiana Pereira com depressão tira a vida em Campo Grande

Ela era irmã da professora da APAE Julia Amorim, de Fátima do Sul, que está residindo em Jatei

imagem: Reprodução
Com muita tristeza o Fatimanews comunica o falecimento da Sra. Sebastiana Pereira, mais conhecida por Tiana, nesta terça feira, em Campo Grande, quando num momento de desespero, cometeu o suicídio, deixando esposo e filhos. Tiana, que tinha 49 anos, era irmã da professora Julia Amorim, que por muitos anos trabalhou na APAE de Fátima do Sul, e hoje mora em Jatei.
 
O velório e o sepultamento será nesta quarta feira na cidade de Campo Grande. O Fatimanews se entristece e apresenta sentimentos a toda familia. Que Deus dê força aos filhos, esposo, parentes e amigos.
 
O que é depressão?
 
A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
 
Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século". No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si.
 
A depressão (CID 10 – F33) provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas. O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.
 
A depressão não é fraqueza. Não é uma falha de personalidade. Não é preguiça. A depressão não é culpa sua. Não é mau humor.
É uma desordem de humor!
 
ATENÇÃO: O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat. (Informações Ministério da Saude)