Goionews | 31 de maio de 2019 - 11:28 VAMOS DOAR

Família procura por doador de medula para filha de 4 anos

Maria Eduarda Rother, de 4 anos, foi diagnosticada com leucemia no início deste ano e a família, através dos pais Dandara e Eduardo, tenta encontrar um doador compatível.

                                  Uma família da cidade de Cafelândia está realizando campanha por doadores de medula óssea. Maria Eduarda Rother, de 4 anos, foi diagnosticada com leucemia no início deste ano e a família, através dos pais Dandara e Eduardo, tenta encontrar um doador compatível.

                                A vida da família Rother mudou completamente no dia 11 janeiro deste ano, quando a filha Maria Eduarda foi diagnosticada com leucemia. Segundo a mãe Dandara, a pequena tem respondido bem ao tratamento, mas um transplante de medula será necessário, porque o câncer, mesmo reduzindo, ainda não ‘zerou’.
Natural de Itapiranga/SC, a família reside desde setembro de 2018 no Paraná. O tratamento está sendo realizado em                                 Cascavel e o transplante deverá ocorrer em Curitiba. Para os próximos dias é aguardado o resultado do exame do irmão Davi Lucas, de apenas 10 meses. A esperança é de que ele seja um doador compatível.
                                Conforme Dandara, apesar de apenas 4 anos, a filha tem lidado bem com as dificuldades do tratamento. Para tentar deixar a filha confortável com a queda dos cabelos, Dandara e Eduardo também rasparam o cabelo. “Da primeira vez ela disse que eu não precisava, só o pai. Aí prometi que se caísse de novo eu cortaria. Aí ela cortou o meu e eu o dela”, lembra Dandara.
.
COMO SER DOADOR DE MEDULA
.
Para fazer o cadastro de doador de medula óssea, o procedimento é semelhante a uma doação de sangue. O doador deve ir até o hemonúcleo, preencher o cadastro e doar uma pequena quantidade de sangue, que será analisada. O teste de laboratório irá identificar as características genéticas do doador, que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
Doadores de qualquer lugar do Brasil e também do exterior podem participar. Em Umuarama, o Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4.444, no Centro Cívico. Mais informações pelo (44) 3621-8307. (ONG Anjos sem Asas)