G1 | 8 de maio de 2019 - 08:19 TRISTEZA

Dengue tira vida de jovem no dia em que ia completar 19 anos

Em epidemia, Campinas confirma segunda morte por dengue e casos sobem para 8,1 mil

Campinas (SP) confirmou, na tarde desta segunda-feira (6), a segunda morte por dengue no município neste ano. A vítima é uma jovem de 19 anos, moradora da região Norte, e que foi atendida na rede privada. A cidade vive uma epidemia da doença com 8,1 mil casos. O número aumentou 2,3% em comparação com o último balanço divulgado no dia 29 de abril.

No dia 9 de abril, a Prefeitura informou que investigava a morte de Laura Oliveira Straccialano por suspeita de dengue. O óbito foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

A região mais afetada por dengue em Campinas é a Noroeste, com 2.385 registros. A primeira morte pela doença em 2019 havia sido de um bebê de 5 meses, morador da região Sul. O óbito foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica no dia 15 de abril.

Laura Oliveira Straccialano morreu no dia em que completaria 19 anos — Foto: Reprodução/Facebook

Prevenção

No início de março, a Prefeitura de Campinas divulgou medidas e cuidados para a população evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue:

Evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos; Vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias; As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar o líquido devem ser vedados; Vasos sanitários inutilizados devem permanecer fechados.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem pintinhas brancas por todo o corpo — Foto: Reprodução/EPTV