Correio do Estado | 27 de abril de 2019 - 13:12 ALERTA NO MS

Em Batayporã, idosa morre com suspeita de H1N1

Em Batayporã, idosa morre com suspeita de H1N1

Ilda do Nascimento Neves Uma, 62 anos, moradora na zona rural do município de Batayporã, distante 313 quilômetros de Campo Grande, morreu no final da tarde desta sexta-feira, com suspeita de H1N1.

De acordo com o site Nova News, a idosa ficou mais de oito dias internada em um hospital de Nova Andradina e no final da tarde de ontem, foi transferida para um hospital na cidade de Dourados. Durante o trajeto, ela teria sofrido três paradas cardiorrespiratórias e morreu.

A secretária municipal de Saúde, Marcela Leite, afirmou que os exames de Ilda foram coletados em uma unidade hospitalar em Nova Andradina e encaminhados para um laboratório na capital, onde passarão por análise. Caso a causa da morte se confirme, este será o primeiro caso de H1N1 registrado este ano no município.

Ilda ficou internada por mais de oito dias - Foto: Divulgação/Nova News

O corpo de Ilda está sendo velado em uma capela no município de Batayporã e será sepultado na tarde deste sábado, às 16hs.

Ontem, a secretaria municipal da Saúde de Três Lagoas, município 339 quilômetros da Capital, confirmou que foi a gripe Influenza A, do tipo H1N1, a causa da morte de um morador local, ocorrida na última quarta-feira. Portanto, o segundo óbito pela doença registrada no Estado neste ano. O outro aconteceu em Corumbá, em janeiro.

AUMENTO

De acordo com o úlitmo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que Mato Grosso do Sul possui 302 notificações de gripe, três casos confirmados, dois deles de H1N1 e outro de H3N2, até então. Os números apontam aumento de 20% em relação as ocorrências suspeitas da doença apresentadas na semana passada, 251.

CAMPANHA

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio em todo o País, para os grupos considerados prioritários. Em Campo Grande, a aplicação pode ser feita durante o fi de semana prossegue nos Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavilla II. Estes locais vacinam contra influenza das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço.

Na próxima segunda-feira (29) inicia a vacinação com o trailer na Praça Ary Coelho. Este posto de vacinação imuniza exclusivamente contra a influenza e funciona das 7h15 às 16h45.