Adélio Ferreira - Fátima News | 26 de abril de 2019 - 11:24 FATIMA DO SUL - ROMARIA

Romeiros de Fátima do Sul seguem viagem rumo à cidade de Aparecida do Norte

A excursão com os romeiros é organizada ha muito tempo pela senhora Antonia Vasconcelos, que completa esse ano 34 anos de excursão, sem interrupção

Romeiros de Fátima do Sul, na tradicional parada para fotografia
Mais um ônibus com lotação máxima partiu nesta quinta feira, 21, de Fátima do Sul com destino à cidade de Aparecida. A excursão com os romeiros é organizada ha muito tempo pela senhora Antonia Vasconcelos, que completa esse ano 34 anos  de excursão, sem interrupção e tem uma devoção toda especial pela santa padroeira Senhora Aparecida.
 
 A romaria foi com conceituada empresa de ônibus Santa Rita, com destino àquela cidade peregrina e tem o retorno previsto para o próximo domingo. Além da visita ao Santuário Nacional, tem previsto passeios turísticos por cidades vizinhas e Rio de Janeiro.
 
 Aparecida do Norte, como é popularmente conhecida, tem como principal ponto turístico o Santuário Nacional. O local chama atenção dos peregrinos ainda na rodovia Presidente Dutra, pela grandiosidade da Basílica de Aparecida. O templo resguarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, em 1717.
 
 Dos relatos mais impressionantes do turismo religioso de Aparecida do Norte, estão as histórias dos romeiros, que viajam a pé de diversos destinos até chegar ao Santuário.
 
 O que leva os romeiros ao Santuário Nacional é a devoção à imagem da  Senhora Aparecida, que fica em um altar em umas das paredes da basílica. A santa, que tem 39 centímetros, foi encontrada por três pescadores às margens do Rio Paraíba do Sul, no Porto de Itaguaçu.
 
 Os homens encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida na rede de pesca. A história é permeada de fé, porque após encontrar a imagem, segundo os pescadores, o rio teve peixes em abundância, o que atribuíram como um milagre.
 
 Para celebrar a história, em 1745, foi construída uma igreja na região para a Nossa Senhora e anos mais tarde a Basílica Velha, em 1845. Contudo, foi em 1946 em que começaram as obras da Basílica Nacional de Aparecida. Na década de 1980, a imagem da santa foi transferida para o local.
 
 Hoje em dia, o porto em que a imagem da Nossa Senhora foi encontrada é um ponto turístico em Aparecida do Norte. O local fica a 2,5 km do Santuário e conta com um lugar para acender velas, assim como passeios na balsa pelo Rio Paraíba do Sul.