DEISE / ASSESSORIA - FOTOS: LEKA | 12 de abril de 2019 - 10:56 CAMPO GRANDE - SARAU SOLIDÁRIO

Prevenção e combate a violência nas escolas foi destaque do Sarau Solidário, VEJA FOTOS

Prevenção e combate a violência nas escolas foi destaque do Sarau Solidário em Campo Grande

FOTOS: LEKA - Prevenção e combate a violência nas escolas foi destaque do Sarau Solidário

A edição deste mês do Sarau Solidário discutiu sobre a prevenção e  combate a violência nas escolas em Mato Grosso do Sul. O evento que é uma iniciativa do mandato participativo da Deputada Federal Rose Modesto.

Esta edição contou com a participação de diversas autoridades de entidades civis e governamentais, com representantes de vários municípios, sendo prefeitos, vereadores e gestores  municipais, além de representantes de unidades de ensino, diretores e diretoras de escola e alunos através de DCE’s e grêmios estudantis.

TODAS AS FOTOS NO FINAL DA MATÉRIA

O debate foi aberto pelo deputado estadual Rinaldo, que destacou a importância da família na prevenção a esse tipo de violência. “Quando falamos sobre esse tema vemos o quanto a família é importante, muitas famílias nesses casos estão passando por realidades difíceis, por isso a importância de manter os jovens sempre ativos e inseridos em algum projeto que de suporte”, destacou.

Para a psicóloga Paola Lopes é um momento difícil para as relações sociais, o que pode interferir no modo de vida dos estudantes. “Estamos vivendo a era do medo do coletivo, cada vez mais os jovens estão se fechando para a vida em sociedade. Falta abertura pra o diálogo tanto em casa quanto nas escolas”, afirmou.

A importância do diálogo entre estudantes, escola e família, também foram citados por duas participantes. Para a Prefeita de Juti, Elizangela Martins, a prevenção começaria com a participação conjunta da escola com os pais. “Sugiro que nas reuniões de fechamento de bimestre, em que os pais são chamados a escola, a instituição deve promover palestras ou debates sobre o tema ampliando e incentivando discussão para cada um expor sua realidade”, disse. Já para a Presidente do Grêmio da Escola Marçal de Souza, Maria Fernanda, é importante criar momentos para o diálogo de ambas as partes. “Se a comunicação entre pais e filhos não está acontecendo é preciso criar essa relação e a escola pode fazer isso”, sugeriu.

Rose Modesto destacou a importância do debate para buscar diretrizes para solucionar o problema. “Um problema grande como é a violência nas escolas, só pode ser pensado e debatido com a participação de todas as partes envolvidas. Somente com um trabalho conjunto vamos poder implantar medidas para prevenção e combate desse tipo de violência”, afirmou a deputada.

Rose lembrou de sua experiência em sala de aula como professora, o que a incentivou como vereadora a propor projeto, que hoje é lei no município de Campo Grande, para ações de combate ao bullying nas escolas. “Em sala de aula vi muitos casos de bullying, em que o aluno chegava a adoecer e perder o ano, e somente com carinho, atenção, educação e respeito que vamos conseguir mudar esse cenário. Cabe a nós sociedade e poder público estar atento e atuante no trabalho, em casa, na família, em todos os lugares em que freqüentamos para fazermos uma ação diária de combate a qualquer tipo de violência”, pediu.

Assim como no Sarau do mês passado, em que o tema foi a violência contra a mulher, e através das discussões e deliberações sugeridas no debate foi formulado o Projeto de Lei de autoria da deputada Rose Modesto para aumento da pena para crimes de feminicídio, no debate desta edição também será retirado um documento com sugestões e proposições para ajudar nas ações de prevenção e combate a violência nas escolas.

Próximas edições – O sarau Solidário acontece toda segunda quinta-feira de cada mês sempre com um tema de debate com a participação da sociedade civil, entidades e agentes públicos municipais e estaduais, além de atrações culturais com arte, dança e música.

A renda com a venda de bebidas é revertida para projetos sociais. A cada edição uma instituição será contemplada.

Nas próximas edições também será promovido espaço para novos talentos. Quem quiser mostrar sua arte e suas habilidades poderá se inscrever e participar da parte cultural do Sarau.