ASSESSORIA | 10 de abril de 2019 - 12:57 VACINAÇÃO NACIONAL

Começa vacinação contra a gripe; campanha nacional vai até 31 de maio

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começa nesta quarta-feira, 10 de abril e vai até 31 de maio de 2019.

imagem: Reprodução

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começa nesta quarta-feira, 10 de abril e vai até 31 de maio de 2019. No dia 04 é o dia de mobilização nacional, o chamado Dia D. Neste primeiro momento a prioridade é vacinar idosos, acima de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). 

Após o dia 22 de abril, será a vez dos os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cabe ressaltar que também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Prevenção 

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.