26 de julho de 2004 - 14:37

Candidatos analfabetos têm registro indeferido na 11ª ZE

Onze dos 22 candidatos a vereador, que tiveram que comprovar escolaridade, em Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul, foram reprovados no teste realizado pela Justiça Eleitoral.

O chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral, em Rio Brilhante, Marcos Aurélio Cereda, informou que a Justiça Eleitoral convocou os candidatos a vereador para apresentar o documento comprovando a escolaridade, mas 22 não entregaram. A Justiça resolveu, então, fazer um teste com os candidatos.

Apenas 21 compareceram no dia da prova, e um renunciou no momento de realizar o teste. “Cada candidato realizou a prova individualmente na presença do juiz eleitoral, Márcio Wust e da promotora do Ministério Público, Tathiana Correa da Silva. Cada um tinha dois minutos para ler e dois para escrever”, explicou Cereda.

Ainda de acordo com o chefe de cartório, os candidatos reprovados devem recorrer da decisão da Justiça Eleitoral. “Os candidatos reprovados tiveram o pedido de candidatura indeferido”, afirmou.

Dos 30 pedidos de impugnação, registrados na 11ª ZE, apenas dois devem ser julgados no Tribunal Regional Eleitoral.

Na semana passada, 11 dos 25 candidatos a vereador em São Gabriel do Oeste foram reprovados no teste realizado pela justiça eleitoral do município. No exame teve até nota zero na prova de Português.

De acordo com o juiz Silvio César, o teste mostrou que muitos candidatos não sabiam ler ou escrever. Os nomes dos reprovados não foram divulgados. Eles deverão ter o registro da candidatura indeferido.