DOURADOS NEWS | 7 de mar�o de 2019 - 10:39 DOURADOS - SURTO DE DENGUE

Dengue avança em Dourados e cidade já se encontra em alerta pela doença em Dourados

Dengue avança em Dourados e cidade já se encontra em alerta pela doença em Dourados

Dourados já confirmou 121 casos de dengue neste ano. O número alarmante foi repassado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ao Dourados News e mostra um quadro preocupante para a segunda maior cidade do Estado. No balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município avançou para o grau de incidência médio em notificações.

Em oito dias, o número de confirmações da doença subiu 61,3% na cidade. De 75 registros feitos até o dia 27 de fevereiro, foi a 121 nesta quinta-feira (7).

O que chama atenção é que no balanço geral do ano passado, a quantidade de casos confirmados não superou 21. 

Para a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, o aumento se deu pelo “relaxamento” do douradense, que viu os índices normalizarem após a epidemia de 2016.

“Como é de costume de muitos brasileiros, quando a população viu a onda da dengue normalizar, acabou relaxando e promovendo novamente os focos do mosquito. O combate a dengue nunca vai acabar e as pessoas precisam entender isso”, afirmou.

Segundo Rosana, as equipes de fiscalização do CCZ estão trabalhando a todo vapor para garantir que não ocorra um surto da doença.

“Estamos na rua aos sábados, domingos, feriados. Vamos atender a todos os chamados, mas precisamos da cooperação popular”, disse.

De acordo com informações preliminares colhidas junto ao serviço de vigilância sanitária do município, os bairros que mais concentram esses casos são 4° Plano, Parque das Nações 2 e Jardim Água Boa. Ainda não há um número atualizado sobre o levantamento em cada localidade.

No dia 27 o Dourados News mostrou que, dos 75 casos confirmados, oito foram registrados no 4° Plano e outros oito no Parque das Nações 2. Na época o Jardim Água Boa havia contabilizado apenas quatro registros. 

Segundo o boletim epidemiológico da SES, Dourados alcançou o índice médio em notificações da doença. Até o momento já foram 225 notificações. 

Para definir o grau de incidência — baixa, médio ou alta —, os agentes da SES dividem o número de notificações a cada 100 mil habitantes por cidade. Em Dourados o cálculo resultou em 108,4 registros.

Em todo o Estado já foram confirmados 3.592 casos da doença. Campo Grande e Três Lagoas lideram o ranking, contabilizando 2.663 e 512 casos respectivamente. 

Neste ano já foram contabilizadas três mortes pela doença. Uma na Capital e duas em Três Lagoas. 

A prevenção da dengue é uma responsabilidade de todos e começa com pequenas atitudes. Tampar caixas d’água, limpar o quintal de casa e evitar o acúmulo de lixo, principalmente de recipientes que acumulem água, são algumas ações indispensáveis nesse trabalho. 

Para acionar as equipes do CCZ em Dourados o telefone para contato é o 67 9 9960-5552.