Midiamax | 19 de fevereiro de 2019 - 08:13 AGORA: OPERAÇÃO FANTOCHE

Polícia Federal está na sede da Fiems para buscas da Operação Fantoche

Três viaturas da PF (Polícia Federal) estão neste momento na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para cumprimento de buscas e apreensões da Operação Fantoche

Viaturas estão na sede da Fiems, em Campo Grande (Foto: Mariana Rodrigues

Três viaturas da PF (Polícia Federal) estão neste momento na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para cumprimento de buscas e apreensões da Operação Fantoche, deflagrada em outros cinco estados brasileiros nesta terça-feira (19).

Em Campo Grande, a Polícia Federal cumpre apenas alguns mandados de busca e apreensão entre os 40 realizados pelo país. São dez mandados de

Três viaturas estão no local com agentes da Polícia Federal

e prisão, sendo sete em Pernambuco e outros três em Alagoas, Paraíba e Minas Gerais.

A Operação Fantoche investiga um esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família que vem executando contratos, desde 2002, por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões.

Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

A operação conta com apoio do TCU (Tribunal de Contas da União). A investigação aponta que o grupo costumava utilizar entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar os contratos e convênios diretos com o ministério e unidades do Sistema S.

O sistema S inclui entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

A assessoria de comunicação da Fiems foi procurada pela reportagem, mas não soube informar sobre a operação.

(Com Thatiana Melo)