MIDIA MAX | 14 de janeiro de 2019 - 19:16 AÇÕES DO GOVERNO DO MS

Na contramão do governo federal, governo de MS mantém modelo de concessão de rodovia

Na contramão do governo federal, MS mantém modelo de concessão de rodovia

Foto: Prefeitura de Chapadão do Sul/JVC

Com expectativa de abrir processo de licitação para a concessão da rodovia MS-306 ainda para o primeiro semestre de 2019, o governo do Estado pretende manter o modelo de parceria privada que prioriza o menor preço do pedágio, na contramão do que vem pensando o governo federal, que estuda mudar o sistema para outorga.

De acordo com matéria da Folha de São Paulo, a equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que a forma antiga de concessão tem encontrado poucos interessados, o que tem feito a nova gestão buscar alternativas para continuar a parceria com empresas para manutenção das estradas federais.

Porém, em Mato Grosso do Sul o Poder Executivo descartou a possibilidade de mudança para a MS-306. De acordo como a assessoria do governo, o modelo do contrato foi definido por empresa contratada para realizar estudos na via e a ideia da outorga não chegou a ser discutida no Estado.

A Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), juntamente com a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) estão na coordenação do projeto, que pretende contemplar 218 km de extensão (da divisão com Mato Grosso até Cassilândia), e objetiva a adequação de capacidade, reabilitação, manutenção e conservação da rodovia. Antes de lançar o pregão a administração fará consultas e audiências públicas, entretanto ainda não há data definida para nenhuma etapa do processo de concessão.

Já segundo o modelo avaliado pelo governo de Bolsonaro, a empresa vencedora seria a que oferecesse mais dinheiro pelo tempo de exploração da via, sem definir previamente o valor dos pedágios, o que poderia acarretar em tarifas maiores repassadas para os motoristas.

Reparos urgentes

A MS-306 atende uma região de agronegócios do Estado. Ela é polo de integração comercial e de produção entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O volume médio de tráfego é de aproximadamente seis mil veículos – 65% deles de passeio e 35% comerciais. E conforme moradores da região, há necessidade urgente de se fazer uma reforma na estrada.

“Está bem ruim a estrada e cada dia fica pior. A pista está torta e as vezes os caminhões ficam entortados para a direita. É muito perigoso, já ocorreram vários acidentes aqui por conta do estado da rodovia. Esses dias mesmo uma carreta caiu em um buraco, toda semana tem um acidente”, afirmou o corretor de imóveis Edmar Aparecido da Silva, 58 anos, que mora em Cassilândia.