Por Zinda Perrú, da Agência Saúde | 8 de novembro de 2018 - 17:50 AÇÕES DO GOVENO DO MS

AÇÕES DO GOVERNO DO MS: Ponta Porã terá mais leitos de UTI para atendimentos do SUS

AÇÕES DO GOVERNO DO MS: Ponta Porã terá mais leitos de UTI para atendimentos do SUS

Em 2017, o Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou uma readequação no Hospital Regional de Ponta Porã que está fazendo a diferença no atendimento oferecido a moradores desse e de outros sete municípios vizinhos.

Foram entregues equipamentos e mais 10 leitos de UTI em março daquele ano. De lá para cá, uma força-tarefa fez aumentar o número de cirurgias eletivas realizadas na unidade e tirou milhares de pessoas das filas de espera.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente que o mesmo hospital vai receber ainda mais melhorias.

O município de Ponta Porã, que é parte da 11ª Região de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul (MS) passa a contar com o reforço de R$ 1,4 milhão anual, para a habilitação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos serão habilitados para atendimentos no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, administrado pelo Instituto Gerir. A unidade hospitalar contempla os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru, que juntos, somam uma população de 203.561 habitantes. A portaria que autoriza o repasse está disponível no Diário Oficial da União (D.O.U).

O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade em serviços de internação nas seguintes especialidades: clínica médica, clínica ortopédica, clínica cirúrgica, clínica obstétrica e clínica pediátrica. No centro cirúrgico são realizadas cirurgias de médio e pequeno porte e o pronto atendimento funciona em regime de livre demanda ou referenciada.

O novo incremento financeiro, um importante reforço à Rede de Atenção à Urgência e Emergência, principal rubrica do Governo Federal, será incorporado ao Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Mato Grosso do Sul. O Fundo Nacional de Saúde repassará de forma regular e automática, parcelas  mensais a partir do montante de R$ 1,4 milhão, ao Fundo Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul.