O Vigilante | 23 de outubro de 2018 - 16:52 SOB INVESTIGAÇÃO

Mulher morre após fazer lipo e colocar silicone em clínica

Médico afirmou que não ocorreu nenhum problema durante intervenção e no pós-operatório. 'Era o sonho dela', diz namorado

Renata Bretas, de 35 anos, morreu após fazer lipo e colocar silicone nos seios em clínica de Belo Horizonte --- Foto: Reprodução/Facebook
O corpo de Renata Bretas, de 36 anos, foi velado na manhã desta terça-feira (23) em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Ela morreu nesta segunda-feira (22), cinco dias depois de um procedimento estético em uma clínica em Belo Horizonte. Renata colocou próteses de silicone nos seios e fez uma lipoaspiração nas axilas na quarta-feira (17). Ela deixa um filho de 6 anos. No fim da manhã, o velório foi suspenso após a chegada da polícia e o corpo acabou encaminhado para necrópsia.
 
O namorado de Renata, Renan Faustino, disse que ela fez um check-up há sete meses e não havia nenhum problema de saúde. "Era o sonho dela. Era o sonho dela essa cirurgia plástica. Na época a gente até falou, que a gente tem um consórcio em comum de moto, aí eu falei: 'vamos pegar o consórcio, comprar um carro mais novo pra você, você curtir o seu filho, curtir tudo'. É... mas o sonho dela era fazer essa cirurgia plástica. Meu sofrimento ainda é pequeno perto do sofrimento do pai e da mãe dela. E o sofrimento maior não vai ser nem nosso, né, vai ser do menino dela de seis anos que ela deixou, menino de seis anos que ela deixou. O Felipe que ela deixou aí, pra gente tá olhando pra ela aqui na Terra".
 
 
A cunhada da vítima, Adriana Vaz, disse que Renata passou mal no pós-operatório, mas que recebeu alta e voltou para Itabirito. Ainda segundo Adriana, Renata chegou a voltar à Clínica Forma, na Região Centro-Sul da capital mineira, na sexta-feira (19) porque estava sentindo muitas dores. Lá ela teria passado mal novamente.
 
A paciente foi liberada pelos médicos e retornou a Itabirito, conforme a cunhada. "Ontem [domingo] conversei com ela, estava bem. Hoje [segunda] ela me chamou, estava branca, com a boca espumando. Levamos para o hospital". Conforme Adriana, Renata teve parada cardíaca e já chegou sem vida ao hospital, onde tentaram reanimá-la, mas sem sucesso.
 
A cunhada disse que os médicos do Hospital São Vicente de Paula informaram que Renata teve uma embolia pulmonar. Ela deixa um filho de seis anos.
 
O que diz a clínica
De acordo com o dono da clínica Forma, Fernando Amaral, Renata fez a cirurgia no local e recebeu alta preenchendo todos os requisitos para isso. Disse ainda que a unidade possui a certificação e oferece todas as condições para a cirurgia e afirmou no pré-operatório são feitos exames e consultas e a cirurgia só é feita se estiver tudo normal.
 
Segundo o médico que realizou a cirurgia, Frederico Vasconcelos, não houve nenhum problema durante o procedimento e o atendimento pós-operatório. No retorno na sexta-feira, ela teria se queixado de dores nos seios, mas não falou sobre dificuldades respiratórias e déficit sensitivo, que são indicadores de embolia. O médico afirmou ainda que a paciente era saudável, que não tinha histórico de embolia na família, o laudo de risco cirúrgico não apresentou nenhuma contraindicação e a alta foi "absolutamente" normal, que Renata estava bem. Disse ainda que a embolia pode não necessariamente estar relacionada à cirurgia. Afirmou que fez o melhor para a paciente.
 
 
O que diz o hospital
Por nota, o Hospital São Vicente de Paulo, em Itabirito, informou que a paciente já chegou em estado gravíssimo, em parada cardiorrespiratória, sendo imediatamente entubada. A equipe realizou todos a procedimentos de reanimação, porém, sem sucesso. O hospital realizou toda a assistência cabível e está à disposição da família.
 
Ainda segundo o comunicado, "informações e detalhes sobre o prontuário são sigilosas e a família tem acesso. O hospital deve respeitar o sigilo médico e não pode divulgar informações do prontuário".