EVERTON RICARDO / ASSESSORIA | 14 de setembro de 2018 - 14:52 VICENTINA - PROGRAMA SEJA DIGITAL

VICENTINA: Marquinhos do Dedé assina termo que deve distribuir 1.100 kits do “Seja Digital”

Marquinhos do Dedé assina termo que deve distribuir 1.100 kits do “Seja Digital”

FOTO: EVERTON RICARDO / ASSESSORIA

Na tarde da última terça-feira, dia 11, o prefeito de Vicentina, Marquinhos do Dedé (MDB), assinou o termo de cooperação entre a prefeitura e a instituição do Programa Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico, que será desligado no dia 05 de dezembro de 2018 em todo território nacional, para o sinal digital da televisão.

O acordo prevê a distribuição de 1.100 kits gratuitos de conversão para famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, população de baixa renda e outros grupos vulneráveis. O Programa Seja Digital no Mato Grosso do Sul já foi executado na Capital do Estado Campo Grande e Terenos, agora está sendo a vez de Vicentina juntamente com Dourados, Douradina, Itaporã, Caarapó e Deodápolis. Estavam presentes a secretária de Assistência Social Elaine Mendes, a Técnica do Bolsa Família Valéria Sato e o representante do “Seja Digital” Sr. Yashi Miranda.

O programa já foi iniciado e os Kits já estão sendo entregues por sua equipe que visam instruir a população quanto ao processo de migração do sinal e seus benefícios. O kit é composto por uma antena UHF, cabos de conexão e um conversor de sinal de TV Digital.

A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro desse ano, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão destes municípios passarão a transmitir a sua programação apenas pelo sinal digital, que tem como vantagens imagem e som de cinema, mobilidade e portabilidade, interatividade, acessibilidade e inclusão. Esse processo começou em abril de 2015 e tem previsão de finalização para o dia 05 de dezembro de 2018, quando o sinal analógico será desligado.

A televisão é parte integrante da vida das pessoas nos dias de hoje. É por meio dela que muitos se informam e se divertem. Por isso, nós estamos compromissados a dar todo o apoio ao Seja Digital e à melhoria da TV em nossa cidade”, disse o prefeito Marquinhos do Dedé.

Sobre a Seja Digital - A “Seja Digital” (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à televisão digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até agosto de 2018.

Maiores informações pelo telefone 147 (ligação gratuita)  ou pelo site www.sejadigital.com.br.