LUCIANO GAZOLA | 5 de setembro de 2018 - 14:00 ARTIGO - PATERNIDADE

ARTIGO: Teólogo fala de momentos únicos de Pai com Filho em artigo sobre 'Paternidade'

Teólogo fala de momentos únicos de Pai com Filho em artigo sobre 'Paternidade'

ARTIGO: Teólogo fala de momentos únicos de Pai com Filho em artigo sobre 'Paternidade'

Do latim Pater, pai ou pátria. Idade de ser pai. Eis uma das experiencias que só se entende sendo. Um coquetel emocional que tem o poder de te fazer fraco e forte ao mesmo tempo. É de babar, encantar, paralisar, esperançar. A paternidade transforma meninos em homens. Poderosa experiencia.

A alma racha, se divide, antes tudo que me encantava e movia minhas ambições estava em mim ou era pra mim, mas ao ser pai o encanto está no outro.

Um pai não nasce quando nasce uma criança, aliás tem filho que nasce sem pai mesmo tendo por perto o dono do espermatozoide.

Um pai nasce no encantamento.

Um pai nasce na doação.

Um pai nasce no amor.

Um pai nasce na presença. E é justamente nessa hora que você precisa decidir o que será mais importante na paternidade. Se doar como pessoa ou se doar com “coisas”.

 O que vale mais? O abraço que você da bem apertado, ou a foto que você posta vez e meia nas redes socias para que todos saibam que você é “pai”.

 O que vale mais? O brinquedo massa que você nunca teve quando filho e agora pode dar, ou sentar no chão e rolar como se fosse papai urso e o filhote. A paternidade é uma experiencia sensorial, física, emocional, racional e talvez sobrenatural.

Conheço pais que deixaram heranças, mas não deixaram presença e foi um desastre.

Conheço pais que ofereceram cultura, mas não ofereceram exemplo e foi um desastre.

Conheço pais que quiseram nascer de novo nos filhos e não deixaram eles serem o que eram pra ser e foi um desastre.

A paternidade tornou-se sagrada na frase do Filho, “Pai se possível passe de mim esse cálice, mas que seja feita a Tua vontade”.

Sendo pai venci a desesperança. Ser pai me cura do egoísmo. Ser pai é abrir trilhas e deixar naturalmente que ele venha atrás de você, mas ser pai também é perceber que as vezes o filho escolhe outra trilha que possivelmente não seria a sua, e você o deixa ir, mas vai atrás. A paternidade é isso, é movimento e presença.

Ser pai é ganhar um amigo, fazer um amigo, ter um amigo.

Eu acredito que sendo pai de alguma forma melhoro o mundo, porque o filho que tem um pai saberá ser bom.

Não sei onde ele vai, não sei o que ele será ou escolherá, só sei que sou e serei o pai dele e isso me basta. Quem não é não terá mesmo que tenha!

Deus abençoe os filhos nos pais de todo mundo...

Luciano Gazola, teólogo, professor e chefe de cozinha.

luciano.gazola@gmail.com