Extra | 3 de setembro de 2018 - 08:57 NOVELA GLOBAL

'Orgulho e paixão': Gaetano é assassinado pelo filho

Gaetano (Jairo Mattos) vai morrer na reta final de “Orgulho e paixão”. Ele presencia uma discussão entre Virgílio (Giordano Becheleni) e Ernesto (Rodrigo Simas).

Gaetano em "Orgulho e paixão" Foto: Rede Globo/Divulgação

Gaetano (Jairo Mattos) vai morrer na reta final de “Orgulho e paixão”. Ele presencia uma discussão entre Virgílio (Giordano Becheleni) e Ernesto (Rodrigo Simas). Quando o capataz de Xavier (Ricardo Tozzi) puxa uma arma para o irmão, Luccino (Juliano Laham) se bota na frente de Ernesto. Gaetano vê os três filhos e se desespera. "Mios bambinos... Nããããããooooo", grita ele, já pulando no braço de Virgílio. Os dois se atracam e ouve-se um estampido. Todos paralisam num silêncio absoluto até Gaetano desmoronar no chão, atingido.

Ernesto se desespera e corre para acudir Gaetano. Põe a cabeça do pai em seu colo. "Pai, pai, fala comigo!", diz ele. Vê que Gaetano foi baleado na barriga, chora e põe sua mão sobre a ferida ensanguentada. Luccino chega e pega o pulso do pai. Depois abre os olhos dele com os dedos e toca seu pescoço, medindo o fio de vida. Virgílio se aproxima, confirma a tragédia e estarrece. "Olha só o que você fez com nosso pai! Animal!", grita Ernesto. Virgílio olha Gaetano mais uma vez e sai correndo.

Luccino diz que vai buscar ajuda e levanta-se, mas Gaetano o trava pela mão. "Não há mais tempo. Cuidem da mamma", fala o italiano, antes de dar o último suspiro. Luccino e Ernesto se olham, aterrados e sem reação. Até que se abraçam e soluçam juntos, ajoelhados ao lado do pai morto.