30 de junho de 2004 - 17:26

Gripe do frango volta a causar morte de aves no Vietnã

Mais de 3.000 frangos morreram devido a gripe do frango numa Província do sul do Vietnã, fazendo temer o regresso da epidemia que atacou o país há alguns meses, disse nesta quarta-feira uma fonte oficial.

"Os frangos morreram todos subitamente no espaço de uma semana. Decidimos destruir todos", explicou Nguyen Phuc Tai, diretor do serviço veterinário da Província de Bac Lieu, no delta do Mekong.

"Enviamos 13 amostras para Ho Chi Minh e todas acusaram positivo por vírus H5", disse. A origem do vírus ainda não foi determinada.

Dezesseis pessoas morreram no Vietnã depois de terem sido contaminadas pelo vírus H5N1, a variante mais forte da gripe do frango que provocou 24 mortos na Ásia.

As agências sanitárias das Nações Unidas alertaram várias vezes para o fato da erradicação total da epidemia poder levar meses ou mesmo anos.

No último fim de semana, um responsável veterinário disse que foram efetuados testes em 10 mil aves no país e "várias testaram positivo por H5", uma informação confirmada por Anton Rychener, representante da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação.
 
Folha Online