Museu Fotográfico Masuo Yasunaka | 9 de agosto de 2018 - 09:14 FÁTIMA DO SUL - "QUE HAJA LUZ"

Fátima do Sul e o seu dia histórico da chegada da 'energia elétrica' há quase 45 anos atrás

Fátima do Sul e seu dia histórico da chegada da 'energia elétrica' há quase 45 anos atrás

Foto: Antonio Vicente Rodrigues (in memorian) Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka Edição: Rivaldi Souza (Riva)

31 de Agosto de 1973 – FIAT LUX: Que haja luz! - O Governador do Estado de Mato Grosso, José Manuel Fontanillas Fragelli, cuja administração tinha como slogan: “Governo de Obras Definitivas,” era aguardado com ansiedade, pela população de Fátima do Sul e região.

Aquele dia seria um divisor de águas na história de Fátima do Sul e das cidades circunvizinhas. As linhas de transmissão do “Complexo de Urubupungá” finalmente haviam chegado ao solo Favo de Mel e, as obras da “Estação Rebaixadora de Energia Elétrica”, iniciadas na Gestão Manfredo Alves Corrêa - 1970-1973 - e concluídas na de Sócrates Câmara (in memorian) - 1973-1977 - estavam prontas. Ambos, num gesto magnânimo, ao fim do dia, ligariam, juntos, a chave que iluminaria de esperanças, os corações fatimassulenses.

Era sabido por todos, que a oferta de energia elétrica, não apenas traria conforto aos lares, mas, atrairia desenvolvimento, investimentos, indústria e... “empregos”. A geração de renda oriunda destes, fomentaria ainda mais, o comércio pujante do jovem município.

E assim, naquela manhã especial, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama do Estado, Sra. Maria de Lurdes Ribeiro Fragelli, foi ciceroneado pelo Sr. Antônio Vicente Rodrigues (in memorian), em sua luxuosa Caravan, que os acompanhou durante todo aquele glorioso dia.

Dirigiram-se a “Estação Rebaixadora de Energia”, onde houve a cerimônia de inauguração da obra. 
Ao final do dia, após “ligarem as chaves do futuro”, foi montado um palanque, na esquina da Avenida 9 de Julho, com a rua Cristobalina Ruiz Cabello, onde, as autoridades civis e eclesiástica, falaram ao povo, que como era esperado, compareceu em massa. Fátima do Sul, dormiu feliz.

Foto: Antonio Vicente Rodrigues (in memorian)

Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka

Edição: Rivaldi Souza (Riva)