Yahoo | 3 de agosto de 2018 - 11:17 BACTÉRIA

Lambida de cachorro pode ter causado amputação das pernas de homem

Em junho, o americano Greg Manteufel começou a se sentir mal e decidir ir até o hospital. Poucas horas depois, teve um choque séptico

Reprodução/GoFoundMe

Em junho, o americano Greg Manteufel começou a se sentir mal e decidir ir até o hospital. Poucas horas depois, teve um choque séptico – uma infecção generalizada que causa falência dos órgãos e pressão arterial baixa, podendo levar à morte.

O choque séptico é a pior complicação de uma infecção.  A queda da circulação do sangue pode prejudicar órgãos  e afetar o bom funcionamento dos membros superiores e inferiores, resultando até em amputações – caso de Greg.

Ele precisou amputar ambos os pés e fazer cirurgias para remover tecidos danificados pela infecção, estendendo a amputação até abaixo dos joelhos. Greg ainda precisará amputar partes de suas mãos e precisará de uma cirurgia plástica para reconstruir o nariz.

Bactéria encontrada em gatos e cachorros

Testes mostram que a infecção inicial de Greg foi causada por uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus, encontrada na boca de 57% dos gatos e 74% dos cachorros. Eles não causam riscos aos animais, mas podem ser transmitidas – e fazer muito mal – aos humanos por meio de mordidas ou contato próximo, como uma lambida.

Embora ainda não esteja claro como Greg contraiu a infecção, sua esposa, Dawn Manteufel, revelou ao Washington Post que ele entrou em contato com oito cães diferentes antes de adoecer, incluindo a cachorra da família.

Apesar dos graves problemas que enfrenta, Greg está lidando bem com a situação: “Enquanto a família e os amigos estão em pânico, Greg segue de cabeça erguida e recebe todas as notícias como uma fera. Ele está muito feliz e grato por estar vivo e está encarando um dia de cada vez“, diz a página dele no GoFundMe. Mais de mil pessoas doaram, no total, US$ 67 mil dólares para ajudar a família.

Reprodução/GoFundMe