Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka | 28 de julho de 2018 - 13:40 FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA

Fátima do Sul e sua história, visita do Presidente da República, João Goulart a 'Vila Brasil'

Fátima do Sul e sua história, visita do Presidente da República, João Goulart a 'Vila Brasil'

O grande acontecimento de nosso município, que em toda a sua história, apenas um único Presidente da República pisou em seu solo, foi motivo de alegria e esperança às mais de 12 mil famílias que residiam na 2a. Zona do Núcleo Colonial de Dourados, tendo Vila Brasil, como seu maior núcleo populacional urbano.
A partir daquele momento, os colonos deixaram de ser "posseiros" e passaram a ser "proprietários," de fato e de direito, de seus lotes rurais, que há tantos anos trabalhavam para formar e produzir.

Assim relatou o Pe. Amadeu Amadori: 

"Aos dezesseis de setembro de mil novecentos e sessenta e três houve um fato inédito para Vila Brasil. Foi a visita do Presidente da República - Sr. Dr. João Goulart. Veio entregar 5 títulos dos lotes aos colonos - simbolizando assim, a entrega de 2.000 títulos nesta colônia". (Livro Tombo, Folha 10)

O grande evento foi coberto pela Imprensa de todo o país e, sobretudo, pelo Jornal O Progresso, que assim registrou:

“Era grande a movimentação, desde as primeiras horas da manhã do dia 16 do corrente, quando se esperava, em Dourados, a presença do Exmo. Sr. Presidente da República.
Milhares de pessoas afluíram ao aeroporto local, para ver e saudar o Chefe da Nação. 

(...)

As 9,45 horas, pouco depois da chegada do Viscount que trazia os repórteres dos grandes jornais do Brasil, chegava o avião presidencial. O primeiro a descer foi o Dr. João Goulart, tendo sido aplaudido longamente. Foi recebido pelo oficialato presente, da 9ª. Região Militar, encabeçado pelo Gal. Hugo Panasco Alvim.
Receberam-no o Prefeito Municipal, o Governador, S. Excia o Bispo Diocesano e o Dr. Juiz de Direito, bem como o Senador Humberto Neder e o Deputado Rachid S. Derzi.

O Presidente veio acompanhado do Ministro da Saúde, Dr. Wilson Fadul, do Pres. Da Supra, Dr. João Pinheiro Neto e várias outras personalidades de comitiva. Passou em revista uma guarnição militar que o esperava e que mais tarde desfilou perante as autoridades.
(...)
Dali seguiu em comitiva, para Vila Brasil, onde o aguardavam mais de 10 mil pessoas, tendo S. Excia. Proferido brilhante e demorado discurso, pedindo ainda que, o futuro município de Vila Brasil, seja denominado “Getulio Vargas”, em memória de quem soube morrer pela felicidade do trabalhador brasileiro.

Vários oradores usaram da palavra, como o Governador, o Prefeito, o Sr. Harrison de Figueiredo (representante do PTB) apoiando a iniciativa do Presidente em vir entregar, pessoalmente, os dois mil títulos aos colonos da Vila Brasil e da 2ª. Zona em geral.

Foi oferecido um churrasco ao povo. S. Excia. Dirigiu-se novamente ao aeroporto, onde tomou o avião presidencial com destino a Brasilia.” (22/09/1963 – Jornal O Progresso – Nr.: 526 – Ano:XII)

Nos registros feitos por Masuo Yasunaka, encontramos 6(seis) e não 5 (cinco) colonos recebendo seus títulos das mãos do Presidente da República. Um deles, o Sr. Antônio Vicente Rodrigues (in memorian). Ajudem-nos identificar os demais.

Foto: Masuo Yasunaka

Acervo: Museu Fotográfico Masuo Yasunaka

Edição: Rivaldi Souza (Riva)