G1 | 19 de julho de 2018 - 21:57 ACIDENTE FATAL NO BEACH PARK

Acidente no Beach Park, veja como é o brinquedo 'Vainkará' que matou turista

Acidente no Beach Park, veja como é o brinquedo 'Vainkará' que matou turista

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um turista de Sorocaba (SP) morreu na segunda-feira (16) ao cair de um brinquedo no Beach Park, parque aquático em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Ele estava em uma boia com mais três pessoas no Vainkará, atração que havia sido inaugurada no fim de semana. O radialista e os outros caíram dentro do brinquedo. Ricardo José Hilário Silva bateu a cabeça na estrutura da atração e morreu; as outras pessoas ficaram feridas.

Veja como é brinquedo

Altura: 29,5 metros Comprimento: 159 metros Quantidade máxima de pessoas na boia: quatro, segundo a assessoria do parque Peso máximo por boia: 320 kg, segundo a assessoria do parque Duração do trajeto: de 30 a 40 segundos Recomendação de segurança: manter-se segurando as alças da boia

Veja como é a descida do brinquedo Vainkará, do Beach Park

Duas rampas fazem parte do trajeto e deixam as boias praticamente em posição vertical. A primeira queda é íngreme e faz com que a boia encontre uma onda com cerca de 11 metros de altura.

Depois, a boia desce em velocidade e encontra uma segunda onda. Por fim, a boia termina o trajeto na piscina.

De acordo com o parque, a sensação do brinquedo é de como se estivesse “dropando na crista de uma onda” e de gravidade zero.

Nordeste>Ceara_2__container__" style="margin-left:auto;">

Turista morreu em acidente no Beach Park (Foto: Arte G1)

 

O que é o Beach Park

 

É um dos maiores parques aquáticos do mundo. Fica à beira da praia da Porto das Dunas, a 26 km de Fortaleza. No ano passado, atraiu pela primeira vez um milhão de visitantes. O empreendimento foi beneficiado com aumento das viagens domésticas no país, que substituíram os passeios internacionais devido à crise.

O Beach Park faz parte de um complexo que inclui parque aquático, restaurante de praia, hotel e três resorts, o mais recente deles inaugurado em 2013.

O público majoritário do local é de turistas de outros estados brasileiros. São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, aparecem como a procedência dos maiores de visitantes, só então seguidos pelos cearenses.

A cada dois anos, um novo brinquedo é instalado, substituindo algum equipamento mais antigo. Em dezembro de 2015, foi a vez do Vaikuntudo, considerado o maior toboágua do mundo na categoria tornado 60, que possui 25 metros de altura, 240 metros de descida radical, passando por um túnel, uma queda e um funil gigante.