FÁTIMA NEWS COM ASSESSORIA | 13 de julho de 2018 - 08:55 ANGÉLICA - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

8º Batalhão inicia implantação do Conselho Comunitário de Segurança em Angélica

8º Batalhão inicia implantação do Conselho Comunitário de Segurança em Angélica

Assessoria de Comunicação Social do 8º BPM “O Guardião do Vale do Ivinhema”

A Polícia Militar de Angélica, através de seu comandante 2º Tenente Harley de Freitas Barbosa, reuniu-se com representantes do poder judiciário e executivo para tratar da implantação do Conselhos Comunitários de Segurança no município.

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CCS´s, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública tem como representantes, em cada CCS, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado de Polícia e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar da área.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CCS´s representam, hoje, uma ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Estado.

De acordo com o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina, Tenente Coronel Josafá Pereira Dominoni, a população, que possui direito e responsabilidade na segurança pública, não pode deixar de lado essa necessidade e deve ter uma atuação ativa perante os mecanismos de enfrentamento ao crime e manutenção da segurança. E o conselho é um desses mecanismos, destaca o comandante.

Participaram da reunião, além do comandante local, a juíza da comarca, o promotor de justiça e o secretário de planejamento do município de Angélica.