26 de julho de 2004 - 08:03

MS prepara programa de ensino exclusivo para índios

Um programa de ensino superior exclusivo para os índios de Mato Grosso do Sul. O projeto, que pode ser coordenado por três universidades do Estado, já tem o aval da Secretaria Estadual de Educação e do Ministério da Educação.

As discussões sobre a criação do curso para índios estão bem adiantadas, o projeto já está quase finalizado. Falta apenas as comunidades indígenas apontarem o conteúdo que será aplicado no curso. A proposta partiu de um grupo de 150 índios guarani e caiuá que estão preocupados com o ensino e a preservação da cultura dos mais novos.

Em entrevista ao Bom Dia MS, a professora da UEMS Marina Evaristo Wenceslau, que é uma das coordenadoras do projeto, disse que a implantação do programa quer garantir a educação dos índios sem que eles percam a identidade. As comunidades devem apresentar a proposta do que desejam em 60 dias.

A proposta será encaminhada ao conselho da UEMS e vai contar com financiamento do Ministério da Educação, da Funai e a Secretaria de Educação do Estado.
 
RMT Online