26 de julho de 2004 - 08:00

PF investiga agenciamento de brasileiros para o tráfico

Uma cultura clandestina - a lavoura de maconha - está em época de colheita no Paraguai. Preocupação em dobro para o Brasil. A polícia está investigando o "agenciamento" de brasileiros por paraguaios, para atuar no tráfico.

A polícia prendeu nesse domingo cinco pessoas de uma mesma quadrilha acusadas de tráfico internacional de droga. O grupo veio de São Paulo para Pedro Juan Caballero em um ônibus escolar para buscar maconha.

Os traficantes teriam "recheado" as laterais do veículo, entre a lataria e o forro, com maconha e então entregue aos traficantes brasileiros no dia seguinte.

Até domingo, 40 quilos de maconha foram encontrados no interior do ônibus. A perícia vai fazer o demanche e localizar a quantidade exata da droga.

A polícia brasileira suspeita, também, de recrutamento de brasileiros para atuarem nas lavouras de maconha no lado paraguaio. Um paraguaio preso na semana passada é acusado de trabalhar como agenciador de brasileiros. Em entrevista ao Bom Dia MS, o delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, Guilherme Guimarães Farias, disse que há mais pessoas envolvidas em esquemas desse tipo e podem ser processados como co-autores do crime.
 
 
RMT Online