Kauhê Prieto | 23 de maio de 2018 - 17:25 PROJETO BARBOSINHA

Festa do pé de soja solteiro de Laguna Carapã pode entrar para Calendário Cultural oficial do Estado

Festa do pé de soja solteiro de Laguna Carapã pode entrar para Calendário Cultural oficial do Estado

Legenda: Evento realizado em Laguna Carapã atrai produtores rurais de todo o Brasil. Foto: João Garrigó

O deputado estadual Barbosinha apresentou na manhã desta quarta-feira (23), o Projeto para que a Festa do Pé de Soja Solteiro seja incluída no calendário oficial de eventos culturais de Mato Grosso do Sul.

O documento foi apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa, e será em breve apreciado e votado pelos 24 deputados estaduais. O calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul foi instituído pela Lei 3.945 em 4 de agosto de 2010 e os eventos nele inclusos podem ter acesso a subsídios e apoio governamental.

A tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro de Laguna Carapã acontece anualmente na segunda quinzena do mês de abril e, entre as atividades se destaca o Concurso do Pé de Soja Solteiro, com premiação para o produtor que apresentar o pé de soja com maior quantidade de vagens com grãos, cuja avaliação sempre é feita em duas categorias: municipal e nacional. A festa faz parte das atividades relativas ao aniversário do município, e objetiva mostrar a pujança e a importância da agricultura para a cidade

Autor do Projeto, o deputado estadual Barbosinha falou que, “a festa é de fundamental importância para o município, à medida que é uma exaltação da principal riqueza local, a agricultura, atraindo agricultores de toda a região e turistas, o que gera emprego e renda para a população”, concluiu o deputado.