DEMERVAL NOGUEIRA / ASSESSORIA | 23 de maio de 2018 - 10:48 GLÓRIA DE DOURADOS - NA TRIBUNA

Miltinho pede para implantar Banco de Medicamentos para atender a população em Glória de Dourados

Miltinho pede para implantar Banco de Medicamentos para atender a população em Glória de Dourados

FOTO: DEMERVAL NOGUEIRA / ASSESSORIA

O vereador e presidente do Legislativo de Glória de Dourados, Milton Cesar Gomes (PP), apresentou matéria que foi aprovada pelos vereadores gloriadouradenses, onde reivindica do prefeito Aristeu Pereira Nantes (PEN) e do gerente municipal de Saúde, Riccieri Doreto Schiavi, que estude a possibilidade de implantar um Banco de Medicamentos no município para atender a população, principalmente aos menos favorecidos financeiramente.

O vereador Miltinho disse que milhares de municípios brasileiros dispõem de um Banco de Medicamentos para receber remédios doados.  O importante seria que o município de Glória de Dourados também criasse um Banco de Medicamentos para receber medicamentos doados através da população, tendo em vista que muitas pessoas compram medicamentos após ir ao médico e depois ao passar por outros médicos, geralmente eles acabam trocando o receituário e o usuário passa a tomar outros medicamentos diferentes e os demais remédios é deixado de lado, momento em que poderiam doá-los às pessoas que necessitam dos próprios medicamentos e, mesmo porque, com o passar do tempo os medicamentos acabam vencendo.

“Portanto, a instituição desse Banco tem objetivo criar um estoque de medicamentos doados pela comunidade e distribuí-los à população de baixo poder aquisitivo”, disse o vereador. Milton Gomes ressalta que os remédios em sua maioria têm preços elevados, tornando-se um grande obstáculo para as pessoas com baixo poder financeiro. Importante esclarecer que “as doações devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, obviamente, respeitando sempre o prazo de validade”.

Conforme normas e leis estabelecidas pela ANVISA, o consumidor não pode devolver os remédios para as drogarias e farmácias, mesmo porque elas não têm a obrigação legal para aceitar a devolução ou troca. “Desta forma seria ótimo criar uma Rede Social para atuar na captação de remédios e, neste caso, seria importante a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), porque eles desenvolvem programas domiciliares”, reitera o vereador afirmando ainda, “acreditamos que a nossa reivindicação, se colocada em prática, se tornará uma ferramenta para a organização dessa Rede Social, uma vez que possibilita a ampliação do acesso das famílias menos favorecidas financeiramente”, acredita o vereador.