26 de julho de 2004 - 07:04

Escolas vão receber Plano Estadual de Educação em agosto

Além da otimização dos recursos e melhor definição da política de ensino, proporcionada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems), as escolas serão contempladas com a entrega, em agosto, do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE) e da Lei do Sistema de Educação, que regulamenta o ensino no Estado.

Na quinta-feira 29, os organizadores das normas da educação em Mato Grosso do Sul – secretaria de Estado (SED) e secretarias municipais de Educação, Conselho Estadual de Educação (CEE/MS), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul e Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – estarão reunidos para definir o cronograma de entrega da nova regulamentação, juntamente com os cadernos de resultados do Saems.

Segundo a gestora de avaliação da SED, Nelice Pereira, os gestores vão ter uma legislação que dá diretrizes às ações e organiza o sistema de ensino no Estado. “Além de receber o material, eles serão capacitados para saber interpretar o que está sendo divulgado e, a partir daí, colocar em prática tanto a nova regulamentação para o ensino em Mato Grosso do Sul, quanto às ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação oferecida”, explica.

O Plano Estadual de Educação estabelece as ações que o poder público precisa adotar na educação para atender as necessidades de desenvolvimento e inclusão social em Mato Grosso do Sul até 2010. Algumas delas já estão acontecendo, como é o caso da alfabetização e continuidade de estudos aos jovens e adultos.

Mato Grosso do Sul foi pioneiro na elaboração do plano, que durou seis meses, em 2003, e contou com participação dos diversos segmentos ligados à educação, tanto pública como privada, além de pais e alunos. Comunidades de todo o Estado puderam participar através das oficinas realizadas em oito regiões. Além disso, contribuições foram colhidas através da internet.
 
Agência Popular