Jonathan Takahachi para o Fátima News | 28 de mar�o de 2018 - 11:10 ARTIGO - HIPNOSE NO TRATAMENTO

Jonathan Takahachi fala da hipnose no tratamento químico do cigarro, drogas, bebidas e de remédios

Jonathan Takahachi fala da hipnose no tratamento químico do cigarro, drogas, bebidas e de remédios

FOTO: DIVULGAÇÃO

A luta contra os vícios traz sofrimentos e dificuldades inimagináveis. A dependência química do cigarro, das drogas, da bebida e de remédios causa transtornos a diversos setores da vida de uma pessoa e de sua família.

Todos os seres humanos têm algum processo de dependência, que pode ser chamado de fuga psicológica. Trata-se de maneiras inconscientes que a pessoa encontra para fugir de situações de ansiedade, medo, estresse e insegurança. Muitas vezes, a droga é o caminho que a pessoa encontra para fugir daquilo que causa esses desconfortos. No desespero, o indivíduo não percebe que está só aumentando e  encobrindo um problema mais profundo, que precisa ser tratado.

A Hipnose é um importante aliado no tratamento da dependência química. O fator primordial para o sucesso do tratamento, no entanto, é o paciente estar disposto a encarar a técnica e a abandonar seus vícios. Não basta a família tomar essa decisão.

Durante a sessão de hipnose, o paciente é sugestionado a viver de forma diferente e saudável, longe das drogas e daquilo que causa dependência. Ele pode ser levado a ter sensações ruins diante da droga, como náuseas, por exemplo, fazendo com que o hábito passe a ser enxergado por ele como algo que traga sensações ruins e não mais de conforto e prazer, fazendo com que ele sinta aversão à droga.

Ao voltar do transe, o indivíduo terá tido essa dependência psicológica tratada, ou seja: a droga não será mais motivo de prazer e desejo. A partir daí, a luta contra a dependência química será muito mais fácil e menos sofrida, pois o paciente não sentirá mais qualquer tipo de prazer ao consumir a droga.

O próximo passo, porém, dependerá das influências do meio em que a pessoa vive. A pressão psicológica de outros usuários, por exemplo, pode levar a uma recaída. É preciso que esse paciente passe a viver em um ambiente saudável e de bons exemplos, para que a luta não seja em vão. A hipnose pode ser fundamental para que um dos mais importantes passos sejam dados, mas o apoio familiar e a condição de vida do paciente também precisam ser revistas para o sucesso do tratamento.

sessão.