Jonathan Takahachi para o Fátima News | 21 de mar�o de 2018 - 09:22 ESPAÇO SAÚDE - FOBIAS

ESPAÇO SAÚDE: A hipnose pode tratar fobias?, Jonathan Takahachi fala sobre o assunto, confira

ESPAÇO SAÚDE: A hipnose pode tratar fobias?, Jonathan Takahachi fala sobre o assunto, confira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Sentir medo é natural, todo mundo tem. Mas quando foge da normalidade, levando a um estado paralisante e de extremo sofrimento, esse sentimento pode indicar um problema mais grave: a fobia. Com medo, embarca-se num avião. Com fobia, não! Essa patologia causa limitações e prejuízos ao dia a dia do indivíduo e pode se manifestar de inúmeras formas, sendo as principais:

- Medo de dirigir (Amaxofobia);

- Medo de voar de avião (Aerofobia);

- Medo de barata (Catsaridafobia);

- Medo de aranha (Aracnofobia);

- Medo de sangue (Hemofobia);

- Medo de falar em público (Glossofobia);

- Medo de locais fechados (Claustrofobia);

- Medo de locais escuros (Nictofobia);

- entre outros.

As fobias já estão entre os distúrbios psicológicos mais comuns e, segundo estudos, chegam a afetar até 10% da população. Quem sofre desse mal precisa procurar tratamento e a hipnoterapia (terapia com o uso da hipnose) tem apresentado resultados rápidos e muito satisfatórios na luta contra as fobias. Realizada por hipnólogos, essa terapia é totalmente segura se feita por profissionais sérios. Durante a consulta, o profissional se utiliza de técnicas específicas para levar o paciente ao estado de transe, que é um estado de consciência em que o subconsciente fica aberto a sugestões. A partir daí, o hipnólogo sugestiona o paciente a “voltar” até o momento em que o medo foi registrado pela primeira vez, e mostra a ele que suas reações não fazem sentido e são exageradas. É uma forma de reeducação, feita através de sugestões em um momento em que o paciente está com seu subconsciente aberto. Esse novo aprendizado passará a fazer parte da vida do hipnotizado, excluindo as reações exageradas a determinadas situações do cotidiano.

Para passar por uma sessão de hipnoterapia, o paciente precisa somente estar disposto e aberto à receber a técnica, pois não é um poder que o hipnólogo tem. Não há qualquer tipo de restrição, mas é fundamental que o tratamento seja feito por um profissional habilitado para tal. O tratamento das fobias pode ser alcançado em uma única sessão, mas o resultado é intimamente ligado ao grau de relaxamento e entrega do paciente, podendo variar de caso para caso.