Redação Fatima News | 23 de janeiro de 2018 - 08:28 Excesso de Chuva

Deodápolis e mais 18 municípios declararam estado de emergência no MS

a prefeitura de Coxim emitiu uma publicação decretando estado de emergência, por conta das chuvas intensas dos últimos dias, elevando para 19 o número de cidades nessa situação em todo o MS.

Feita no dia 9, mas comunicada ontem (22), à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS), a prefeitura de Coxim emitiu uma publicação decretando estado de emergência, por conta das chuvas intensas dos últimos dias, elevando para 19 o número de cidades nessa situação em todo o MS. 

No município as chuvas intensas foram a causa do decreto que contabiliza danos nas áreas urbana e rural.
Até o momento, estão oficializados decretos municipais de emergência em Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista, Antônio João e Coxim.

A maioria deles foi feita com base em chuvas intensas, mas há registros também em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamento. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período das chuvas, ainda no ano passado.

Nesta semana, equipes da Defesa Civil farão visitas técnicas em mais sete municípios para avaliar os estragos provocados pelas chuvas: Mundo Novo, Antônio João, Caracol, Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Corguinho e Brasilândia.

Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Ferreira Bittencourt explica que as visitas técnicas são feitas não somente para averiguar os estragos, mas também com o intuito de identificar se eles atendem aos pré-requisitos descritos em normativa nacional como tendo sido efetivamente provocados por desastres naturais.

Apoio para reconstrução

Na manhã de ontem (22), o coordenador estadual da Defesa se reuniu com equipe da prefeitura de Amambai para tratar da situação do município. Assim como Porto Murtinho, ele terá a situação de emergência homologada via parecer no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres com o intuito de buscar recursos federais para a reconstrução dos locais afetados.

Em outros sete municípios, o Estado publicou decreto estadual de emergência ratificando o do município com o intuito de enviar recursos e suporte da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para recuperação estradas, pontes e acessos. São eles: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi. (Com Dourados News)