Adélio Ferreira - Fátima News | 13 de dezembro de 2017 - 07:38 Vicentina - Prevenção

Kagiva de Vicentina deu prosseguimento a SIPAT com novos temas

Foram abordado os temas: DST, Hipertensão e Diabetes

Imagens: (Cristian Mendes)

A empresa Kagiva, preocupada na segurança dos seus funcionários,  nesta terça-feira, 12, deu continuidade a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, em seu estabelecimento industrial, em Vicentina.

A SIPAT, que é a primeira realizada em Vicentina,  teve início na tarde desta segunda feira, 11, tendo prosseguimento até sexta feira, na empresa Kagiva, organizado por Daniele Pinheiro, com parceria da Faculdade de Fátima do Sul-FAFS/UNIESP.

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

A palestrante Leticya Aparecida de Lima Scapin, enfermeira, especialista em Enfermagem do trabalho, mestre em ciências da saúde pela UFGD e coordenadora do Curso de Enfermagem da FAFS/UNIESP, em sua explanação focou o objetivo do evento que é a concientização dos trabalhadores da empresa com o tema em destaque Saúde e qualidade de vida no trabalho.

No primeiro dia da SIPAT os temas em destaque foram: Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hipertensão. Ontem, 12, aconteceu  o aprofundamento nos temas DST, Hipertensão, e a inclusão da doença Diabetes. 

HPV. Essa é a sigla para o papiloma vírus humano, que é uma doença sexualmente transmissível que engloba cerca de 100 vírus diferentes....Cancro mole. O cancro é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi.... Mycoplasma genitalium....Gonorreia. Clamídia. ...Sífilis. ... Aids. ... Herpes.

A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofra de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Hoje, 13, tem continuidade das palestras, com novos temas. (Colaborou Cristian Mendes)