Portal do MS | 5 de dezembro de 2017 - 10:30 Investimento na saude

MS é reconhecido por trabalho domiciliar feito com pacientes do Hospital do Câncer

Mato Grosso do Sul foi um dos 14 estados escolhidos como referência em Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência Técnica da Saúde do Idoso, participou, em Brasília, do XII Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa e do Seminário do V Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Mato Grosso do Sul foi reconhecido como um dos destaques nos trabalhos desenvolvidos com pacientes oncológicos da terceira idade.

Os eventos tiveram como objetivo a articulação e alinhamento de agendas estratégicas com gestores estaduais e municipais visando o fortalecimento da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e a Implementação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde (SUS).

Identificação das ações prioritárias para compor o planejamento de 2018, nas três esferas de gestão, conhecimento e visibilidade às boas práticas de municípios, estados e do Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa, além do incentivo de gestores ao fomento de estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no SUS também foram outros objetivos do Colegiado e do Seminário.

Experiência reconhecida

Mato Grosso do Sul foi um dos 14 estados escolhidos como referência em Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, a enfermeira Laís Sampaio Goulart, apresentou o sucesso do trabalho desenvolvido junto aos pacientes oncológicos.

Uma equipe multiprofissional com enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais visitam pacientes oncológicos que estão impossibilitados de ir até o hospital.

Cidades como Brasília, São Paulo, Indaial (SC), Cachoeirinha (SC), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), São João da Barra (RJ), Pancas (ES), Apiáca (ES) e Epitaciolândia (AC) estiveram entre os selecionados a exporem os trabalhos durante o evento.

Luciana Brazil – Secretaria de Estado de Saúde (SES)