26 de julho de 2004 - 07:19

Famílias atingidas pela seca receberão auxílio do Governo

Mais de 60 mil famílias que tiveram prejuízos com a seca na região sul do país e no Mato Grosso do Sul serão beneficiadas com o Bolsa Estiagem. Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário publicaram no Diário Oficial da União (DOU) a lista completa das 549 cidades que serão beneficiadas.

O valor da bolsa é de R$ 300 e será pago de uma só vez. Para financiar esse auxílio, o governo irá desembolsar um total de R$ 207 milhões.

Na lista publicada nesta sexta-feira ainda foram incluídas mais cinco cidades que não constavam na relação de atingidos pela seca, mas segundo divulgou o MDA, estas cidades “tiveram suas perdas reconhecidas” e também serão atendidas pelo governo. Estas cidades são: Palmital (PR), Charqueadas (RS), Cerro Grande do Sul (RS) Dom Feliciano (RS) e Seara (SC).

Os agricultores familiares que buscaram financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) também poderão ter acesso ao recurso. Outros 25 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também estão na lista de beneficiados por conta das perdas na safra de milho.

O cadastramento das famílias que serão atendidas pelo Bolsa Estiagem começará nas próximas semanas. O governo ainda não definiu a entidade que será responsável pelo pagamento e nem os detalhes para o cadastramento. Segundo a assessoria de imprensa do MDA, essas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.
 
Agência Brasil