Yahoo | 29 de novembro de 2017 - 13:11 Ultima Rodada

Briga contra o rebaixamento e pela Libertadores: a última rodada do Brasileirão será eletrizante!

O Corinthians já garantiu o título na 35ª rodada, e dois clubes [Atlético-GO e Ponte Preta] já estão matematicamente rebaixados.

O Corinthians já garantiu o título na 35ª rodada, e dois clubes [Atlético-GO e Ponte Preta] já estão matematicamente rebaixados. Mas se você acha que tem pouca coisa em jogo para a última rodada do Brasileirão, que neste domingo (3) terá todos os dez jogos disputados a partir das 17h, está muito enganado.

Restam ainda as brigas pelas vagas na Libertadores, com cinco equipes em busca de duas vagas garantidas – para não dependerem de títulos de Grêmio ou Flamengo nas competições continentais. E, claro, o drama para fugir do rebaixamento, com outros quatro times sabendo que dois irão para a segundona. Além disso, o bônus da vaga na  próxima Copa Sul-Americana. Confira, abaixo, o que está em jogo!

REBAIXAMENTO

De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Avaí é quem está mais perto de cair [83% de chance]. Para evitar a Série B, os catarinenses precisam vencer o Santos na Vila Belmiro. Qualquer resultado contrário não serve, isso porque o time da Ressacada tem 42 pontos – com um empate poderia até igualar outros adversários em pontos, mas perderia em número de triunfos.

O Sport, 17º colocado e time que abre hoje o Z-4, tem 65% de chances de descenso e somou 42 pontos até o momento. Entretanto, enfrentar o já campeão Corinthians dentro da Ilha do Retiro pode ajudar. E esse é o objetivo, já que o Leão também tem a obrigação de vencer [por ter saldo de gols inferior a Coritiba e Vitória].

Com 36% de chances de cair, o Coritiba precisa bater a Chapecoense fora de casa para permanecer na elite. O Coxa, que soma 43 pontos, também pode empatar, mas aí teria que torcer para  que Avaí e Sport não vençam os seus desafios. A situação é muito parecida com a do Vitória, que tem 16% de risco de degola: o Rubro-Negro baiano tem que bater o Flamengo no Barradão, e se empatar  precisa torcer para que dois dentre os três times citados [Avaí, Sport e Coritiba] não vençam.

LIBERTADORES

Vasco, Flamengo, Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG são as equipes que ainda brigam por vaga na Libertadores. Hoje, a vaga será concedida até o sétimo colocado e é isso que estamos considerando aqui – ou seja, sem depender das que poderão aparecer caso o Grêmio seja campeão da Libertadores e o Flamengo conquiste a Sul-Americana.

Ainda segundo os cálculos do site Infobola, o Vasco é quem está mais perto de se garantir no certame continental [60% de chance]. Para isso, precisa vencer a já rebaixada Ponte Preta em São Januário. Se ficar no empate, o Cruzmaltino tem que torcer para os outros candidatos não ganharem os seus desafios.

Com os mesmos 53 pontos do Vasco, o Flamengo [57% de chances] precisa vencer o Vitória em Salvador. Um empate também garante a vaga pelo Brasileirão, desde que Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG não vençam.

Em queda livre, o Botafogo aparece correndo por fora: 38% de chances de conseguir a vaga. Para isso, precisa bater o Cruzeiro dentro do Nilton Santos e torcer para que os seus rivais cariocas não vençam. A heroica Chapecoense tem 30% de chances, e precisa vencer o ameaçado Coritiba em casa e torcer por tropeços das três equipes que estão logo acima na tabela de classificação [Botafogo, Vasco e Flamengo].

Já o Atlético-MG, 10º colocado com os mesmos 51 pontos da Chape, tem 15% de chances: precisa bater o Grêmio em Belo Horizonte e secar três das quatro equipes que estão em sua frente [Chapecoense, Botafogo, Vasco e Flamengo].

O PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Fluminense briga para beliscar uma vaga na Sul-Americana (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

A briga pela vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana se restringe a Fluminense e Atlético-PR. Com um total de 46 pontos somados, o Tricolor Carioca ocupa a 14ª posição e só conseguirá entrar entre os participantes do segundo principal torneio continental se ocupar a vaga dos paranaenses.

Por isso mesmo, a conta é simples: a equipe de Abel Braga precisa vencer o já rebaixado Atlético-GO e torcer para o Furacão ser derrotado na Arena da Baixada pelo Palmeiras.