Sul News | 11 de novembro de 2017 - 09:29 Desemprego a vista

Usina Biosev paralisa atividades e 600 funcionários podem ficar desempregados

As informações foram, passadas nesta quinta-feira.

Usina Biosev Maracaju

Cerca de 600 trabalhadores serão demitidos da Usina Biosev Maracaju, usina que está localizada de cana-de-açúcar Estrada da Água Fria, km 54, s/n - Zona Rural. As informações foram, passadas nesta quinta-feira. Segundo diretores da empresa Ricardo Lopes de Operações e Originação e Rodrigo Jonko superintendente, as atividades foram paralisadas no domingo (05).

A paralisação da indústria deve trazer prejuízo também para os cofres do município. Segundo os representantes da empresa que esteve na manhã desta quinta-feira, em Maracaju, a usina paralisa o trabalho industrial em 2018/2019, não irá rodar em 2018, a produção agrícola será mantida encaminhada para as unidades de Rio Brilhante e Passatempo. Uma nota assinada por Rui Chamas (diretor-presidente) justifica que a decisão foi necessária para melhoramento a sinergia operacional e logística no Polo Maracaju, também alinhar ao programa da companhia de buscar custo de produção e ainda mais resiliência para geração de caixa.

Em contato com um funcionário que pediu para não ser identificado, disse que escutava rumores dentro da empresa mas, esperava que o contrato fosse cumprido até o fim do ano. “Esperava mesmo terminar o ano agora estamos todos no mesmo barco desempregado foi muito triste hoje de manhã”. Com a paralisação também serão encerrados contratos de terceirizados, assim como estão requisitando alojamentos, casas, das pessoas que residem no local.

O Jornal O Estado de S. Paulo publicou a seguinte informação:

Biosev suspende atividade industrial da usina de Maracaju (MS) - A Biosev decidiu suspender a atividade industrial da usina de Maracaju, no Estado do Mato Grosso do Sul. A decisão do conselho de administração, em reunião realizada nesta quarta-feira, 8, ocorreu no âmbito de um programa para reduzir seu custo de produção unitário, “de forma a trazer maior resiliência para sua geração de caixa”, explica a empresa em fato relevante.

A suspensão da operação se restringe às atividades industriais, esclarece a Biosev, que vai redirecionar seu ativo biológico para outras unidades no Mato Grosso do Sul que compõem o “Polo MS”, Rio Brilhante e Passatempo, para otimizar a utilização da capacidade instalada dessas usinas.

“Como consequência desta decisão, a Companhia passará a alocar a cana de açúcar nas unidades com maior escala e capacidade de extração de açúcar e etanol (Rio Brilhante e Passatempo)”, explica. Também a Biosev passará a ter o benefício adicional de aumento da produção de energia, já que Rio Brilhante e Passatempo têm capacidade de produção de energia para venda, o que não ocorre em Maracaju.