23 de julho de 2004 - 16:20

Vacinação contra febre aftosa atinge 99% da meta no Estado

Até agora, segundo Osvaldo Pereira Dias, gerente de inspeção e defesa do Iagro, o indicie de vacinação na campanha contra a febre aftosa chega a 99%, com 12 milhões de cabeças vacinadas. Receberam a imunização os animais com até dois anos de idade na região de planalto. Também estão protegidos contra a febre aftosa os rebanhos dos produtores da região do Pantanal que optaram pela imunização no mês de maio. Em alguns municípios, como Aparecida do Taboado, Sete Quedas, Amambaí, Paranhos e Tucuruí, o índice de vacinação chega a 100%.

O bom resultado, explica Dias, só aconteceu porque o Iagro foi incisivo na campanha e entrou em contato com todos os produtores do Estado. Nos casos em que o dono não foi encontrado, o órgão conseguiu autorização judicial para fazer a vacinação. “Nós entravamos na fazenda e fazíamos a vacinação com medicamentos próprios”, completa Dias.

O gerente de inspeção conta um caso curioso. Em Bodoquena um produtor não aceitou que o gado fosse vacinado e, revoltado, impediu a entrada dos técnicos da Agência. Para solucionar o impasse, foi preciso criatividade. “Nós dissemos a ele que quem é bravo é onça, e até ela tem filhos e dá leite”, brinca. “Nós tivemos que ameaçar abater o gado, aí o produtor teve que aceitar”, completa Dias.

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) ainda está contabilizando os resultados da vacinação contra a febre aftosa. Nove municípios não entregaram os dados e o resultado definitivo só deve sair na segunda-feira. “Até lá teremos recebido os malotes com as informações de cada município”, diz Teresa Kakazu, veterinária da área de Planejamento do Iagro.

 

Mídia Max