ge | 9 de julho de 2017 - 09:02 Liderança

Análise: Corinthians faz o gol parecer natural e, por isso, dispara no Brasileiro

Mais maduro, Timão sabe propor jogo e encontrar alternativas quando a estratégia inicial não flui. Contra a Ponte Preta, vitória por 2 a 0 foi tranquila; rivais ficam mais distantes

Gol de Jadson começou em jogada aérea: alternativa à equipe de Fábio Carille (Foto: Marcos Ribolli)

O Corinthians atingiu um estágio no qual parece saber exatamente como proceder em qualquer situação encontrada dentro dos jogos. A vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no último sábado, em Itaquera, foi mais uma que deixou a seguinte impressão: de uma forma ou de outra, o gol sairia e o Timão conseguiria um resultado positivo.

Meses atrás, a equipe de Fábio Carille tinha dificuldades para se virar diante de adversários fechados quando jogava dentro de casa. O confronto diante da Ponte confirmou o que já havia sido mostrado contra o Botafogo, uma semana antes: o Timão não só sabe propor o jogo, como também encontrar alternativas quando a estratégia inicial não funciona.

CLIQUE AQUI e veja a tabela do Brasileirão

Diante da Macaca, o resultado não começou a ser construído com as tradicionais triangulações e infiltrações. A bola aérea foi importante, ainda mais com Jô levando vantagem sobre os zagueiros. Depois, com o 1 a 0 que nasceu a partir de cruzamento na área, o Corinthians pôde retomar as transições rápidas, com mais espaços na defesa do rival.

Com uma defesa cada vez mais entrosada, fica mais fácil ter segurança para atacar. Foram cinco gols sofridos em 12 partidas. O goleiro Cássio chegou a 547 minutos sem ser vazado. Em grande fase, defendeu pênalti cobrado por Lucca e tirou qualquer chance de reação da Ponte.

A vitória levou o Corinthians a 32 pontos ganhos no Brasileirão. Liderança absoluta, que será colocada à prova mais uma vez na quarta-feira: é noite de Dérbi, clássico contra o Palmeiras, às 21h45 (horário de Brasília), na casa do adversário.