23 de julho de 2004 - 16:02

Schumacher pode igualar dois recordes na F-1 na Alemanha

O alemão Michael Schumacher (Ferrari), que fez a volta mais rápida nos treinos livres desta sexta-feira para o GP da Alemanha, em Hockenheim, poderá igualar mais dois recordes na F-1 se vencer a corrida no domingo: número de triunfos em uma temporada e o de vitórias seguidas.

Em 2002, Schumacher conquistou o pentacampeonato da categoria ao vencer 11 provas. Neste ano, ele já subiu no lugar mais alto do pódio em dez oportunidades --na atual temporada, o hexacampeão mundial não venceu apenas uma das etapas disputadas, o GP de Mônaco.

Já o recorde de vitória consecutivas no mesmo ano pertence ao italiano Alberto Ascari, que, em 1952, também pela Ferrari, ganhou seis corridas. O alemão ficou próximo de igualar a marca nesta temporada, mas deixou escapar a oportunidade ao abandonar o GP de Mônaco --havia vencido na Austrália, Malásia, Bahrein, San Marino e Espanha.

"Meus recordes em Hockenheim não são os melhores, já que consegui apenas uma pole [2002] e duas vitórias [1995 e 2002]. Espero simplesmente que, como na Inglaterra, onde meus resultados também não são fabulosos, isso se inverta", disse Schumacher, que venceu o GP inglês, no dia 11.

Schumacher está próximo de conquistar o sétimo título na categoria. Ele lidera do Mundial de pilotos, com cem pontos, 26 a mais que o segundo colocado, o brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari. Em terceiro está o inglês Jenson Button (BAR), com 53 pontos.

Na Alemanha, a Ferrari poderá conquistar o 14º título de construtores na história da F-1, sendo o sexto consecutivo --está com 176 pontos na classificação geral. Para isso, os pilotos da equipe precisam terminar nas duas primeiras colocações, e a Renault, que ocupa o segundo posto no Mundial de construtores (79), tem que somar menos de cinco pontos.

Folha Online