G1 | 24 de maio de 2017 - 17:04 Brasília em chamas

Temer decreta garantia de lei e ordem e chama Exército para conter manifestantes

Os manifestantes invadiram e depredaram diversos ministérios

Nesta quarta-feira (24), milhares de manifestantes tomaram o Congresso e o Planalto em protesto ao governo, pedindo a saída do presidente Michel Temer (PMDB). Os manifestantes invadiram e depredaram diversos ministérios, segundo o jornal Estado de São Paulo. Agora, Temer decreta garantia de ler e ordem e chamou o Exército para reprimir os atos.

Conforme o jornal El País Brasil, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, utilizou da seguinte legislação: "Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem".

O ministro da Defesa disse que o protesto desta quarta-feira "degringolou para a violência, o vandalismo, o desrespeito, na agressão ao patrimônio público, na ameaça às pessoas, muitas delas servidores que se encontram aterrorizados". Nesta tarde, foram registrados confronto entre manifestantes e tropas de choque, além de incêndio em dois ministérios e nas ruas próximas à Esplanada dos Ministérios.

Manifestantes começam a deixar a Esplanada e se dirigir ao estádio Mané Garrincha, onde estão cerca de 500 ônibus que fizeram o transporte dos participantes até o local, de acordo com o G1.