Correio do Estado | 11 de abril de 2017 - 08:09 Durante revista

Bíblia era usada como 'porta drogas' por internos da Unei na Capital

Superintendência da Sejusp aguarda relatório mais apurado da apreensão

Biblia era usada para guardar entorpecentes - Divulgação

Servidores que trabalham na Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco, em Campo Grande, apreenderam na manhã de hoje facas artesanais, pequenas barras de ferro e porções de entorpecente com adolescente apreendido.

Alguns dos objetos estavam escondidos dentro de bíblia. Ainda vai ser apurado, mas análise preliminar indicou que um dos adolescentes internos cortou várias páginas e escondia faca artesanal ou droga.

Por conta do peso da bíblia, também não havia indicativo que o armamento poderia estar ali. As armas e a droga foram encontradas durante vistoria de rotina.

A reportagem entrou em contato com a Superintendência de Assistência Socioeducativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mas foi informado que relatório sobre a fiscalização só será divulgado amanhã (11). Não foi divulgado quantos adolescentes devem ser punidos pelo material localizado.

No ano passado, relatório do Ministério da Justiça e Cidadania divulgou que encontrou situação de tortura em adolescentes. O Ministério Público Estadual instaurou procedimento para investigação.

Em janeiro deste ano, o secretário-adjunto da Sejusp, Antonio Carlos Videira, assinou afastamento de Jean Lesseski Gouveia e Maurício César Lagoa, respectivamente diretor da Unei Dom Bosco e agente de segurança socieducativa que ocupava cargo no setor de disciplina.

Eles foram afastados dos cargos em 22 de dezembro, mas a portaria foi publicada em Diário Oficial no dia 23 de janeiro.