Dourados News | 23 de mar�o de 2017 - 10:45 SAÚDE PÚBLICA

Vigilância investiga morte de criança em Dourados com suspeita de meningite

Uma menina de sete anos moradora na Vila Rosa, em Dourados

Uma menina de sete anos moradora na Vila Rosa, em Dourados, foi a óbito na tarde de terça-feira (21) e a suspeita é de meningite meningocócica. O caso é investigado pelo núcleo de Vigilância Epidemiológica do município.

As informações foram repassadas pelo coordenador do núcleo Devanildo de Souza, ao Dourados News na manhã desta quinta-feira (23).

"O caso chegou até a vigilância, mas devido aos sintomas e a evolução da doença a suspeita é de meningite meningocócica. Nesse caso foi feito todo o bloqueio necessário nas pessoas que tiveram contato com a menina", disse Devanildo.

Ele disse ainda que neste caso não teve como comprovar se realmente o óbito foi pela doença, já que deveria ser realizados exames e que o caso chegou tempo depois da morte.

"Não tem como confirmar se a morte foi causada pela doença. Para isso era preciso realizar exames antes e o caso só chegou até nós após o óbito. Mas devido a sintomas e a evolução da doença, tratamos como meningite meningocócica e foi realizado todo o bloqueio necessário", explicou.

Questionado sobre a doença se é comum, o coordenador conta que são casos esporádicos e que eventualmente acontecem.

"A meningite meningocócica acontece esporadicamente, ou seja, eventualmente tem casos, mas não é alarmante. Não podemos dizer que tem um surto na cidade, são casos que acontecem", pontuou.

Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, a meningite meningocócica surge na primavera e no inverno, afetando especialmente crianças.

A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível, para evitar sequelas neurológicas, como surdez, por exemplo. Febre acima de 38º; forte dor de cabeça; náuseas e vômitos; rigidez na nuca, com dificuldade para dobrar o pescoço; sonolência e cansaço excessivo; intolerância à luz e ruídos; manchas roxas na pele.

Os sintomas da meningite meningocócica em bebê podem, ainda, incluir moleira tensa, agitação, choro intenso, rigidez do corpo e convulsões.