FÁTIMA NEWS - REDAÇÃO | 13 de novembro de 2016 - 16:21 FÁTIMA DO SUL - LIVROS

FÁTIMA DO SUL: Casal de professores lança livros e parte da renda será doada Rede Combate ao Câncer

Casal de professores lança livros e parte da renda será doada a Rede Combate ao Câncer em FÁTIMA DO SUL

Os professores de História Wagner Cordeiro Chagas e Ana Paula Menezes Cordeiro, ambos das escolas estaduais Senador Filinto Müller e Vicente Pallotti lançarão neste mês livros oriundos de suas pesquisas de Mestrado em História pela UFGD.

O livro da professora Ana Paula, intitulado Atividades econômicas na Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND): a agricultura e a exploração da madeira (1950-1970), feito pela Editora Seriema, de Dourados, versa a respeito da história da exploração econômica na colônia criada nos anos de 1940 pelo governo Getúlio Vargas, e que deu origem aos municípios de Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis e parte de Angélica. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2010 e 2012, por meio de fontes como matérias do jornal O Progresso, documentos do Arquivo Público de MT/Cuiabá e MS/Campo Grande, acervos do Centro de Documentação Regional da UFGD (CDR-FCH/UFGD), entrevistas com antigos moradores da região, além de considerável produção bibliográfica que trata do assunto. O livro foi custeado com recursos próprios dos autores. A obra é prefaciada pelo professor de História da UFGD, Paulo Roberto Cimó Queiroz, um dos maiores especialistas sobre história econômica de MT/MS.

Já o professor Wagner Cordeiro lança o livro As eleições de 1982 em Mato Grosso do Sul (Life Editora/Campo Grande), onde buscou representar como ocorreu o primeiro pleito em que os eleitores do estado votaram para o cargo de governador e de que forma se deu a vitória da oposição à ditadura militar, tendo como governador eleito o advogado Wilson Barbosa Martins (PMDB). O pesquisador realizou o trabalho de 2012 a 2014 e buscou entre outras fontes, matérias dos jornais Correio do Estado, Diário da Serra, O Progresso e Quadro Verde; entrevistas com 13 ex-líderes políticos do estado, entre eles os ex-governadores Wilson Martins, Pedro Pedrossian e Zeca do PT; os ex-deputados Sergio Cruz, Youssif Domingos, Sultan Rasslan, José Elias Moreira e João Leite Schimidt. As referências bibliográficas são compostas por diversas obras relacionadas à história do Brasil e de MS. O livro tem o prefácio assinado pela professora de História da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marisa Bittar (ex-UFMS), autora considerada uma das maiores autoridades a respeito de história política de Mato Grosso do Sul.

Este livro foi publicado por meio de apoios culturais da FETEMS; SIMTED/Fátima do Sul; jornais virtuais Vicentinaonline e Douranews; deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS); vereadores Maurício Lemes (PSB/Dourados) e Duda (PR/Vicentina); diretores escolares Altair Albuquerque (Fátima do Sul) e Giliarde Rodrigues (Taboco/Corguinho); professora Vilminha da cadeira de rodas; Elétrica São Marcos; Jair Cabeleireiro e Manoel do Escritório.

Ambas as pesquisas foram orientadas pelo professor Paulo Cimó. O lançamento ocorrerá em 2 dias. Dia 19 de Novembro, a partir das 7 horas, na Mostra Cultural da E. E. Senador Filinto Müller; dia 23 do mesmo mês, na Mostra Cultura da E. E. Vicente Pallotti, a partir das 19 horas. O livro custará R$ 30,00 reais cada, e parte da renda obtida será doada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Fátima do Sul. Aos que se fizerem presentes, os professores, desde já, agradecem.