Nova News | 29 de outubro de 2016 - 11:00 NOVA ANDRADINA

Bombeiro salva recém-nascido via telefone na cidade de Nova Andradina

Criança, com apenas 24 dias de vida, estava afogada

Na noite desta sexta-feira (28), o atendimento telefônico preciso efetuado por um dos membros do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina foi fundamental para salvar uma criança com apenas 24 dias de vida.

O Nova News apurou que, por volta das 19h45, o telefone de emergência 193 do Corpo de Bombeiros foi atendido pelo cabo B. Santos e, do outro lado da linha, estava uma mulher desesperada ao ver seu sobrinho, um bebê recém-nascido passando mal.

A tia da criança, residente na região do Bairro Centro Educacional, utilizava uma espécie de seringa para ministrar uma medicação via oral ao bebê, quando percebeu que ele havia se afogado e não estava conseguindo respirar.

Diante do fato, ela ligou para o 193 do Corpo de Bombeiros, porém, seu nervosismo acabou atrapalhando a coleta de dados, como o endereço da família, por exemplo, momento em que o cabo B. Santos iniciou a orientação via telefone. 

Atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros de Nova Andradina foi fundamental para o salvamento da criança (Imagem: Nova News)

O bombeiro disse à mulher que posicionasse o recém-nascido de bruços na palma da mão e que, com dois dedos da outra mão desse suaves toques, como que tapinhas, nas costas do bebê. Feita a manobra, o menino conseguiu expelir o líquido, desobstruindo as vias aéreas e voltando a respirar. “Foi um alívio quando ouvi o choro da criança pelo telefone”, relata B. Santos.

De forma simultânea ao atendimento, o bombeiro conseguiu obter a informação sobre o endereço da vítima e uma viatura foi encaminhada para o local. Quando o veículo chegou, a criança já estava estabilizada e foi encaminhada para o Hospital Cassems apenas para ser submetida a avaliação médica.

Já mais calmas, a tia da criança, bem como a mãe do bebê, agradeceram o atendimento feito pelo Corpo de Bombeiros, que resultou no salvamento da criança, via telefone. “Em casos como estes, quando a vítima não consegue respirar, o atendimento deve ser feito de forma rápida e precisa. Cada segundo parece uma eternidade”, explicou o bombeiro.

O cabo B. Santos aproveitou a oportunidade para orientar as pessoas que, em casos como estes, por mais que seja difícil, a pessoa deve manter a calma ao ligar para o 193, pois, em suas palavras, o nervosismo de quem está do outro lado da linha faz com a coleta de informações fundamentais para o salvamento sejam prejudicadas. “Graças a Deus, deu tudo certo e a criança foi salva”, disse o cabo ao afirmar que o Corpo de Bombeiros está sempre atendo para atender a população.

Outro caso

No mês de janeiro deste ano, um atendimento realizado via telefone, pelo Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, foi determinante para salvar a vida de um jovem de 22 anos, identificado como Vanderson Rocha, residente em uma fazenda, localizada a mais de 60 quilômetros da área urbana da cidade.

Vanderson foi vítima de engasgamento ao se alimentar com uma espécie de linguiça, conhecida como salsichão. Ao engolir o alimento, o jovem percebeu que a comida ficou presa em seu esôfago, causando mal estar e dificultando a respiração do rapaz.

“Ao perceber que o alimento não desceu, tentei tomar água, procurei ficar de pé, mas percebi que a situação persistia. Havia um rapaz comigo na fazenda, mas ele disse que não sabia como proceder diante daquela situação. Como não fiquei totalmente sem ar, procurei manter a calma e pensei logo em ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros”, relata Vanderson Rocha.

Do outro lado da linha, o Cabo Matheus, do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina atendeu a ligação e, após tomar conhecimento do que se passava, começou a orientar a vítima por telefone.

“Devido à distância da fazenda, percebi que uma viatura demoraria muito para chegar até o endereço do rapaz, então decidi fazer o atendimento via telefone mesmo”, disse Mateus. O bombeiro pediu calma a Vanderson e solicitou que ele não desligasse o telefone. 

O Cabo Matheus perguntou ao jovem se havia uma cadeira na casa, fato que foi confirmado pela vítima. O socorrista então pediu ao rapaz que apoiasse a região do abdome no encosto da cadeira e fizesse pressão para baixo. Após alguns segundos realizando a manobra, o rapaz conseguiu expelir o alimento.

 

Mesmo após Vanderson estar desengasgado, o bombeiro solicitou que ele ficasse na linha por mais alguns minutos para que o socorrista tivesse a certeza de ele estava bem. Cabo Matheus ainda pediu ao rapaz que ligasse novamente para o 193 dentro de uns 20 minutos para informar sua situação, o que foi feito pelo jovem, que já estava totalmente recuperado.

 

Perigo dos trotes

 

Situações como estas revelam a importância do atendimento prestado pelo Corpo de Bombeiros, não apenas presencialmente, mas também via telefone, e trazem à tona a importância da conscientização da população em não passar trotes para o 193, pois, enquanto a linha está ocupada devido a uma brincadeira de mau gosto, uma pessoa que realmente necessite de socorro pode até morrer por falta de atendimento.

 

Além de colocar vidas em risco, os trotes também geram grandes prejuízos para a corporação que, muitas vezes, deslocam socorristas e viaturas para atender um falso chamado. Estudos mostram que no período de férias escolares, o número de chamadas falsas para as forças de segurança aumenta de forma considerável.

A orientação é para que os pais conversem com os filhos sobre as consequências que isso pode causar.

Passar trote é crime. Conforme o Artigo 340 do Código Penal Brasileiro, provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado é passível de punição.