Correio do Estado | 25 de outubro de 2016 - 16:29 ANO LETIVO EM 2017

Secretaria de Educação cria nova proposta para início das aulas no Estado

Possibilidade de retorno em março foi revista e há duas novas datas

Reunião entre integrantes do Condec e Secretaria de Estado da Educação - Foto: Divulgação/SED

O Conselho de Diretores de Campo Grande (Condec) recebeu proposta da Secretaria de Estado de Educação (SED) sobre o início do ano letivo para 2017. A primeira negociação, discutida com secretários municipais de ensino previa retomada só em março de 2017, como aconteceu neste ano. Contudo, essa possibilidade foi rechaçada e um novo período entrou na pauta.

Essas definições atingem diretamente ao menos 270 mil alunos que estudam na rede estadual, além de pais e professores.

Como o calendário do ano letivo precisa ter, no mínimo, 200 dias, se os alunos retornam em março as aulas só terminam na semana do natal. A previsão em 2016, por exemplo, é terminar dia 22 de dezembro, uma quinta-feira.

Foram apresentadas duas novas propostas: com início das aulas em 13 de fevereiro para os estudantes (6 de fevereiro para professores) ou retorno no dia 20 de fevereiro (professores no dia 13).

O Condec é formado por dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino e precisam aprovar a proposta, que ainda é submetida a outros órgãos ligados à educação e ao trânsito. A reunião entre os integrantes do Condec e a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amendola da Motta, aconteceu na tarde de ontem (24).

A resposta do conselho deve ser dada entre hoje e amanhã (26). A previsão da SED é que até dezembro seja publicado o calendário oficial do ano vem.

O calendário só será definido com a aprovação de diferentes órgãos. Além do Condec ainda precisam analisar as propostas a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado (Sinepe), Ministério Público Estadual e Agência Municipal de Trânsito (Agetran).

"As propostas do calendário do interior serão encaminhadas para a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para ser fechado na próxima reunião de secretários municipais", informou nota da Secretaria de Estado de Educação (Sed).