ESPN | 20 de outubro de 2016 - 14:30 COPA BRASIL

São Paulo e Rio ficam fora das semis após 25 anos, e Copa do Brasil vira Sul-Minas

Após 25 anos, o eixo Rio-São Paulo está mais uma vez fora das semifinais da Copa do Brasil. O cariocas já nem estavam nas quartas e viram de camarote uma noite completamente trágica para os paulistas, com Santos, Corinthians e Palmeiras sendo eliminados. Com isso, a competição se transformou em uma verdadeira Sul-Minas, com dois times gaúchos e dois mineiros.

Em 27 edições até aqui, a Copa do Brasil só não teve paulistas ou cariocas uma vez nas semifinais. Em 1991, o Grêmio eliminou o Coritiba de um lado da chave, enquanto o Criciúma passou pelo Remo do outro. No fim, o time catarinense, então comandando por Luiz Felipe Scolari ficou com o título da competição.

Cariocas ou paulistas estiveram nas outras 26 semifinais. E acabaram com 14 títulos - nove para São Paulo e cinco para o Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Sul é o segundo estado com mais títulos. São seis no total - quatro do Grêmio, um do Inter e um do Juventude. Já Minas Gerais aparece empatado em terceiro com os cariocas com cinco troféus. São quatro do Cruzeiro e um do Atlético.

E o curioso é que a semifinal também reservará o duelo dos maiores campeões da competição, já que o Cruzeiro cruza com o Grêmio. Do outro lado da chave, o Internacional pega o Atlético-MG.

Os duelos semifinais estão agendados para acontecer nas duas próximas semanas, nos dias 26 de outubro e 2 de novembro. O sorteio dos mandos acontece nesta quinta-feira.