28 de setembro de 2016 - 14:59 GLÓRIA DE DOURADOS

Campanha de multivacinação prossegue até sexta em GLÓRIA DE DOURADOS

Gerência Municipal de Saúde (Gesau) realizou no sábado, 24, o dia “D” da Campanha de Multivacinação que atendeu o público alvo no Posto de Saúde Central e no ESF (Estratégia Saúde da Família) localizado na Vila Industrial, nascente. As famílias aproveitaram o sábado para atualizar a carteira de vacinação dos filhos e receber esclarecimentos sobre a necessidade da imunização contra as doenças.

No município foram vacinadas 368 crianças que estavam em condições de receber a vacina, ou seja, de zero a cinco anos. Com referência a vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), para meninas na faixa etária entre 9 a 14 anos incompletos foram aplicadas 41 doses, perfazendo um total geral de 409 imunizações.

O gerente municipal de Saúde, Mercolis Alexandre Ernandes salienta, “muitas pessoas compareceram até os locais de vacinação, entretanto, muitos já estavam com as carteirinhas atualizadas, ou seja, com as vacinações em dia”. A imunização é de modo seletivo e destinado para a população de zero a 14 anos na qual receberam apenas as doses que ainda necessitavam.

No ESF da Vila Industrial a equipe de vacinação foi comandada pelas enfermeiras Natália Müller Monteiro, Emi Elizabete Tegura e Edmara Honório dos Santos, além dos funcionários de apoio. No Posto de Saúde Central a equipe foi comandada pelos enfermeiros Joselito de Araújo Meneses e Erica Quintiliano Oliveira, bem como, o pessoal de apoio.

O chefe de enfermagem do Posto de Saúde Central, enfermeiro Joselito de Araújo Meneses dimensiona que “este é um momento oportuno para que as pessoas possam atualizar suas carteiras de anotações vacinais, aumentando a cobertura vacinal do município, neste caso, todas as vacinas imunobiológicas do calendário oficial básico”.

A Campanha Nacional de Multivacinação continua até sexta-feira, 30, para crianças menores de cinco anos, para receber a vacina contra a pólio e também a vacina contra HPV, para as meninas com idade entre 9 e 14 anos incompletos. Importante levar a carteirinha de vacinação para as devidas anotações.