Dourados News | 23 de setembro de 2016 - 09:20 DOURADOS

Cadeirantes ocupam vagas para chamar atenção de motoristas em Dourados

Em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente Físico e também como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, uma ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no centro de Dourados.

Aproximadamente 20 vagas, na avenida Marcelino Pires, no centro, foram ocupadas por cadeiras de rodas, por uma hora. A ação é como forma de conscientização da população em respeitar os direitos dos deficientes físicos no trânsito. As informações são da diretora de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) Fabiane Amorim.

"Os direitos deles devem ser respeitados e a resolução 304 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) consta que 2% dos estacionamentos devem ser destinados a pessoas com deficiências físicas. Hoje aproveitamos a data e também as ações da Semana do Trânsito e estamos com eles, entregando panfletos de orientação a população", contou Fabiane.

No local teve a presente a Guarda Municipal e a Agetran que auxiliaram na organização do transito. Cones foram colocados no prolongamento da avenida sinalizando os condutores.

Entre os que participaram da ação está Jair Pieris de 48 anos, que é cadeirante desde os 9 anos de idade, e contou que a ação deve ser realizada sempre, já que muitas pessoas esquecem e acabam estacionando nas vagas destinadas a eles.

"Deveria ser feita sempre (ação), ela é a melhor forma de chamar a atenção das pessoas em respeitar as vagas destinadas aos cadeirantes e ainda conscientizar sobre outros direitos que temos", disse.

Ele lembrou ainda que frequentemente encontra vagas destinadas a deficientes físicos na cidade, ocupada por veículo de pessoas sem deficiência e já chegou até a cobrar o direito.

"Algumas vezes já presencie vaga ocupada por pessoas que não são cadeirantes, é triste, pois eles não sabem como é difícil a locomoção para nós. Em um caso cheguei a argumentar com uma pessoa por usar algo que é direito nosso", complementou.

Na ocasião foram entregues panfletos com o ‘Multa Moral’, as pessoas que encontrar vagas ocupadas por veículos de pessoas sem a necessidade física que as utilize, entregue para o condutor e a penalidade de um ‘puxão de orelha’ com bom humor para lembra-lo de não o fazer mais.