30 de junho de 2004 - 16:21

Dados do IBGE apontam crescimento na safrinha em MS

 

As previsões de que o clima pudesse afetar o milho na safrinha em Mato Grosso do Sul não se confirmam nos dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). Segundo os números, divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa de junho supera a do mês de maio, com um crescimento de 1,8% da área plantada, totalizando um aumento de 24,51% da produção.

Para o engenheiro agrônomo e assessor de agricultura da Famasul (Federação de Agricultura e pecuária de Mato Grosso do Sul), Laurindo Petelinkar, as perdas no milho confirmadas até agora foram muito pequenas, mas alerta que os números são apenas estimativas. "Esses números dependem do clima, o pouco que se perdeu foi devido à geada há algumas semanas", afirma.

Já o algodão tem previsão de perda na produção (-1,72%), o que significa quase oito mil toneladas por causa da seca e das chuvas. "A região sul teve alguns problemas de colheita e também sofreu um pouco com as chuvas, já em Chapadão do Sul, o problema foi basicamente o excesso de chuvas no final da colheita", disse.

Famassul